Topo

Jamaicano recorre à desqualificação no revezamento de Pequim-2008 no TAS

Nesta Carter (esq.) foi pego em antidoping - REUTERS/Kai Pfaffenbach/File Photo
Nesta Carter (esq.) foi pego em antidoping Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach/File Photo

Do UOL, em São Paulo

16/02/2017 11h18

O velocista jamaicano Nesta Carter entrou nesta quinta-feira (16) com uma ação no Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) contra sua desqualificação no revezamento 4x100 m nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Flagrado em uma nova análise de antidoping, Carter e seus companheiros Michael Frater, Asafa Powell e Usain Bolt tiveram a medalha de ouro conquistada na prova retirada.

O quarteto devolveu o prêmio pela vitória na prova ao Comitê Olímpico Internacional (COI), o que resultou na perda de Bolt do chamado “triplo-triplo” do atletismo. O atual tricampeão olímpico dos 100 m e 200 m teve seu outro tricampeonato, no revezamento, apagado por conta da infração do colega de time.

Carter foi flagrado com a substância Metilhexanamina na reanálise das amostras de urina coletadas em Pequim, o que causou a desclassificação tardia dos jamaicanos, que haviam registrado o tempo de 37s10, recorde mundial.

Quarto colocado na prova, o Brasil deve herdar a medalha de bronze, porém o COI não especificou uma data de quando isso pode ocorrer. A equipe brasileira na época foi formada por Vicente Lenílson, Sandro Viana, Bruno Lins e José Carlos Moreira, terminando a prova em 38s24.

"A realocação das medalhas não é automática e é feito caso a caso. Como regra geral entretanto, ela é feita quando os atletas ou equipes sancionadas têm esgotados todos os meios de apelação e os procedimentos são fechados. O COI segue a situação com os Comitês Olímpicos Nacionais, que então notificam os atletas para os quais as medalhas serão realocadas", informou o COI após consulta feita pelo UOL Esporte no último dia 25 de janeiro.

O advogado de Carter, Stuart Stimpson, confirmou que o recurso já foi apresentado dentro do prazo legal, uma vez descartada a opção de um recurso conjunto de toda a equipe de revezamento.

Carter também fez parte do revezamento jamaicano 4x100 em Londres 2012, mas uma nova análise das amostras apresentou resultado negativo.

Com informações da agência EFE