Topo

Relatório aponta doping de bicampeão olímpico Mo Farah, diz jornal

REUTERS/Lucy Nicholson
Imagem: REUTERS/Lucy Nicholson

Do UOL, em São Paulo

25/02/2017 20h38

O bicampeão olímpico Mo Farah tem seu nome envolvido em uma polêmica de doping. Um relatório da Agência Norte-Americana Antidoping (USADA), divulgado pelo “The Times”, concluiu que o técnico do fundista, Alberto Salazar, dava medicamentos para aumentar o nível de testosterona e melhor a performance de seus atletas, e Farah seria um dos que fez uso.

A substância que teria sido utilizada pelos atletas de Salazar seria a L-carnitina. Ela não é considerada doping, mas um uso superior a 50ml em um espaço de seis horas é. No caso dos atletas de Salazar, o medicamento era aplicado nos atletas de maneira intravenosa.

A L-carnitina é uma substância presente no corpo humano. Sua prescrição médica é feita para doenças cardíacas e musculares, entre outras.

O relatório da USADA, escrito em março de 2016, antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, apontava que a entidade encontrou “provas substanciais e convincentes” de que Alberto Salazar, junto com o médico da equipe, Jeffrey Brown, conspiraram para utilizar medicamentos e procedimentos médicos, “alguns ilegais”, para melhorar o desempenho de seus atletas.

O técnico teria convencido Farah a tomar doses perigosas de um medicamento de Vitamina D. Salazar acreditava que a substância daria uma substancial vantagem competitiva ao bicampeão olímpico, elevando seus níveis de testosterona.

Um dos usos de Farah da substância L-carnitina teria acontecido antes da maratona de Londres de 2014. A quantidade utilizada na ocasião é desconhecida e o relatório afirma que a entidade continua investigando as ocasiões em que Farah fez uso da substância.

Em 2015, a Federação Britânica de Atletismo declarou Mo Farah inocente de uma acusação semelhante. Na ocasião, a organização concluiu que o atleta não cometeu “nenhuma irregularidade” e que não havia “razões para questionar seu treinamento com Alberto Salazar.

Em sua carreira, Mo Farah, de 33 anos, conquistou quatro medalhas de ouro em duas edições dos Jogos Olímpicos: Londres-2012 e Rio-2016. Ele é campeão dos 5 mil metros e dos 10 mil metros.