Topo

Velocista indiana se revela homossexual após mudança de lei no país

Lintao Zhang/Getty Images
Imagem: Lintao Zhang/Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/05/2019 16h43

A velocista indiana Dutee Chand, 23 anos, se tornou a primeira atleta do país a se revelar publicamente homossexual. Ontem (20), a atleta contou a um jornal indiano sobre o relacionamento com uma mulher da aldeia que vive, no oeste da Índia. A atitude nasceu depois da decisão da Corte Indiana de derrubar uma lei da era-colonial que proibia as relações entre pessoas do mesmo sexo.

"Sempre acreditei que todos deveriam ter a liberdade de amar. Não há emoção maior do que amar e isso não deve ser negado", afirmou, em entrevista concedida The Sunday Express.

Chand pretende se estabelecer com a companheira depois dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Aos 23 anos, a atleta soma resultados expressivos para o país, como as medalhas de prata 100m e 200m dos Jogos Asiáticos do ano passado, em Jacarta, na Indonésia.

A atleta já era alvo de notícias fora das pistas por possuir uma condição de hiperandrogenismo, que eleva a produção de testosterona da mulher. Em 2014, Chand acabou banida pela federação indiana, mas conseguiu reverter a decisão um ano depois e segue representando a Índia no cenário internacional.