Nem Maurren Maggi, nem Fabiana Murer, muito menos Elisângela Adriano. Até hoje a única brasileira da equipe que veio ao Mundial de Berlim que jamais foi eliminada logo na primeira fase nos Mundiais ou nas Olímpiadas foi a velocista Lucimar Aparecida de Moura. E nesta manhã de domingo ela manteve a escrita, vencendo a primeira bateria dos 100 m rasos, com o tempo de 11s41.
De quebra, Lucimar superou ninguém menos que a jamaicana Sheri-Ann Fraser, a atual campeã olímpica da distância. As duas cruzaram com o mesmo tempo, mas a brasileira foi declarada vencedora.
A velocista não escondeu um largo sorriso, assim que cruzou a linha e viu seu nome no primeiro lugar, sendo focalizado pelas câmeras, em vez da medalhista de ouro em Pequim. "Foi bom. Sei que estava brincando um pouco no final, mas isso é bom para aparecer em primeiro no telão. Foi legal", comentou.
Lucimar largou mal, mas se recuperou na segunda metade da prova para superar Fraser, que evitou dar entrevistas após a prova e passou de cara amarrada pela zona mista. "Não tive uma boa largada, sei que se não largar bem à tarde (nas quartas de final), a coisa complica. Agora é ter um pouco mais de tranquilidade e buscar meu objetivo que é a semifinal", destacou a brasileira.
Esta é a quinta vez que a velocista disputa um Mundial e sempre ela superou a primeira fase. Em 2007, ela foi às quartas de final dos 100 m rasos, mesmo resultado que teve em 1999 e 1997. Em 2005, Lucimar superou esta etapa, mas caiu na semifinal. A velocista ainda foi à semifinal dos 200 m rasos em 2005.
Em Olimpíadas, a brasileira foi às quartas de final dos 100 m rasos em 2008. Quatro anos antes, ela alcançou a mesma etapa, porém nos 200 m rasos. "É bom saber disso, é um objetivo que a gente sempre tem. Espero agora que eu vá à semifinal. Venho treinando bem com a ajuda do professor (Katsuhico) Nakaya e espero chegar lá". A segunda fase da prova será disputada a partir das 13h35 (horário de Brasília) deste domingo.
Na classificação geral, a brasileira teve a 13ª melhor performance. A norte-americana Carmelita Jeter foi a mais veloz da manhã, com 11s22, 0s04 mais rápida que Debbie Ferguson, das Bahamas. Maior nome da prova no momento, a jamaicana Kerron Stewart venceu a sua bateria, com 11s31, mas teve apenas o sexto melhor tempo da sessão.