A Rússia faturou mais uma medalha de ouro na marcha atlética de 20 km no Mundial de atletismo em Berlim. Neste domingo, Olga Kaniskina dominou a disputa feminina e venceu com o tempo de 1h28min09s. No sábado, o seu compatriota Valeriy Borchin foi o campeão na prova masculina.
As duas brasileiras que participaram completaram a prova. A melhor delas foi Tânia Regina Spindler, que terminou em 20º lugar, com 1h35min31s. Alessandra Picagevicz ficou na 29ª posição ao cruzar a linha de chegada em 1h38min50s.
Melhor do pais na prova, Tânia, porém, protagonizou um dos momentos de tensão do evento. Ela passou mal assim que cruzou a linha de chegada, teve de ser amparada pelos médicos. A prova foi disputada outra vez em um dia ensolarado com temperatura acima de 30ºC.
Além da brasileira, pelo menos mais cinco atletas tiveram de ser ajudadas pelos médicos, sendo inclusive atendidas no posto médico, colocado logo após o Portão de Brandenburgo, que marcava a chegada da prova.
A boliviana Geovana Irusta foi atendida por mais de dez minutos, após completar a prova na 30ª colocação. "Estava muito quente, acabei sentindo", disse a marchadora, ainda amparada pelo seu técnico depois de deixar o centro médico. A ucraniana Olha Yakovenko e a equatoriana Johanna Ordóñez foram outras que sentiram mal-estar.
A medalha de prata ficou com a irlandesa Olive Loughnane, que chegou 49 segundos depois da russa. A chinesa Hong Liu, quarta colocada nos Jogos de Pequim-2008, levou a medalha de bronze com o tempo de 1h29min10s.