Nova Zelândia dança o 'haka', mas perde na estreia do Mundial; Grécia vence
A Nova Zelândia dançou o ‘haka’, uma tradição feita nos campos de rúbgi, pela seleção do país, mas em quadra não conseguiu mostrar a mesma energia. O time foi derrotado em sua primeira partida do Mundial de Basquete realizado na Turquia. A Grécia, vice no Mundial de 2006, venceu.
Jogando de branco, os neozelandeses, integrantes do Grupo D, iniciaram sua caminhada contra a Lituânia. Os europeus se deram melhor e venceram sem grandes dificuldades, por 92 a 79.
Os lituanos tiveram um primeiro quarto complicado, vencendo só por um ponto, mas a partir daí deslancharam com um segundo quarto muito superior - 25 a 10.
Kirk Penney foi o cestinha do jogo, com excelentes 37 pontos, mas não foi o suficiente para a seleção da Oceania.
Enquanto a Lituânia enfrenta no domingo o Canadá, a Nova Zelândia encara a poderosa Espanha. Os jogos são às 10h e 15h, respectivamente, pelo horário de Brasília.
No Grupo C, a forte Grécia iniciou com segurança sua tentativa de voltar ao pódio do Mundial. O time pegou a China, em Ankara, e só teve problemas no terceiro quarto, único em que foi superado na pontuação. No final, comemorou o triunfo na estreia pelo placar de 89 a 81.
Os cestinhas dos vice-campeões mundiais foram Nikos Zisis e Ioannis Bourousis, com 21 pontos.
Os gregos enfrentam Porto Rico na segunda rodada, às 12h30 (de Brasília). A China pega a Costa do Marfim, às 10h.
Duelo parelho
No jogo mais disputado das partidas de abertura do Mundial, Jordânia e Austrália foram para os últimos segundos sem saber quem conquistaria os primeiros pontos. E, após uma disputa forte no garrafão, os jordanos não conseguiram a cesta decisiva, sendo superados por 76 a 75.