Topo

Indefinição brasileira contrasta com vontade de argentinos de disputar o Pré-Olímpico

Nenê pediu dispensa e Leandrinho é dúvida no Brasil; Argentina terá força máxima - Divulgação
Nenê pediu dispensa e Leandrinho é dúvida no Brasil; Argentina terá força máxima Imagem: Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/06/2011 12h00

Principais forças da América do Sul, Brasil e Argentina vivem situações opostas em busca de uma vaga nos Jogos de Londres-2012. Enquanto a seleção verde-amarela sofre com dispensas e indefinições em seu elenco, os hermanos demonstram entusiasmo em defender sua equipe nacional e se esforçam para integrar o time que disputara o Pré-Olímpico em Mar del Plata, a partir de agosto.

       OSCAR INVEJA PATRIOTISMO RIVAL

  • O ex-jogador Oscar Schmidt criticou duramente Nenê por seu pedido de dispensa. Em entrevista exclusiva, o 'Mão Santa' disse invejar o patriotismo que os argentinos apresentam por sua seleção.

    "Me dá raiva que muitas vezes os brasileiros não tenham o mesmo sentimento", afirmou Oscar

Fora das Olimpíadas desde os Jogos de Atlanta-1996, a seleção brasileira ganhou uma baixa antes mesmo da apresentação. Atleta mais eficiente da última temporada da NBA, o pivô Nenê Hilário alegou questões pessoais e contratuais para novamente pedir dispensa. O jogador do Denver Nuggets, que será pai em julho, completará quatro anos sem defender o time nacional.

Quem também pode pedir dispensa é Leandrinho. De férias desde abril, quando acabou eliminado na fase regular da NBA com o Toronto Raptors, o jogador já disse que pode ficar fora do Pré-Olímpico por causa de uma cirurgia na mão que precisaria fazer. O ala-armador também aguarda uma definição sobre a possível paralisação na NBA, que inviabilizaria o pagamento do seguro de saúde obrigatório.

A possível ausência dos dois atletas da NBA somada à situação de Anderson Varejão, que se recupera de uma cirurgia no tornozelo e deve ser cortado, criam um clima de incertezas dentro da seleção brasileira. “O certo mesmo só saberemos no dia 4 de julho. Aí saberemos quem irá se apresentar. Se eles não aparecerem, aí vamos ver”, disse o técnico do Brasil, o argentino Ruben Magnano.

Se o Brasil sofre para montar seu elenco, a Argentina conta com a empolgação de seus principais atletas para disputar o torneio. Manu Ginóbili, Luís Scola, Andres Nocioni e Carlos Delfino já confirmaram que defenderão sua seleção nacional e ignoram quaisquer dificuldades que a paralisação na NBA possa causar.

“Estou feliz por poder voltar ao país e jogar o Pré-Olímpico. Participar e ganhar uma Olimpíada é lindo, mas poder jogar diante de sua torcida em torneio classificatório para a principal competição mundial é extremamente gratificante”, disse Ginóbili. “Quando renovei com o San Antonio Spurs, em 2010, deixei claro que queria jogar pela seleção argentina”.

Até mesmo Fabrício Oberto, que havia abandonado as quadras por causa de um problema cardíaco, lutou para estar em condições de disputar o Pré-Olímpico. O pivô realizou um tratamento contra uma arritmia e, após um ano afastado das atividades, defenderá sua seleção em Mar del Plata.

“Minha grande alegria é jogar novamente com meus companheiros. Desde 2001 que não jogamos diante de nossa torcida em um torneio oficial e é uma alegria muito grande. A única coisa que quero [para a carreira] é jogar no Pré-Olímpico de Mar del Plata”, afirmou Oberto, em entrevista ao diário Olé.