Topo

Brasil 'mostra cara' pela 1ª vez, atropela o México e mantém 100% em preparação

Alex faz careta durante tentativa de roubar a bola de jogador mexicano em amistoso - Daniel Marenco/Folhapress
Alex faz careta durante tentativa de roubar a bola de jogador mexicano em amistoso Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Daniel Neves

Em São Paulo

11/08/2011 21h35

Pela primeira vez no período preparatório, o Brasil mostrou a cara que deve ter no Pré-Olímpico das Américas. Ainda sem Tiago Splitter, o time nacional contou com a ‘estreia’ de quatro jogadores e, após um primeiro tempo ruim, atropelou o México por 79 a 57, nesta quinta-feira, em amistoso realizado em São Paulo.

      SPLITTER PREOCUPADO COM LESÃO

  • Folhapress

    O Brasil realizou nesta quinta-feira seu quarto amistoso preparatório para o Pré-Olímpico das Américas e, assim como nos anteriores, não pôde contar com o pivô Tiago Splitter.

    Com dores musculares na coxa direita, o jogador do San Antonio Spurs foi novamente poupado na vitória sobre o México e admitiu preocupação de que a lesão possa atrapalhar sua caminhada até o torneio continental. Leia a matéria completa

O amistoso desta quinta-feira foi o primeiro em que o técnico Rúben Magnano pôde contar com praticamente todo o elenco. Após ficarem de fora dos três primeiros jogos preparatórios, Marcelinho Huertas, Rafael Luz, Paulão Prestes e Augusto Lima tiveram seus seguros regularizados pela CBB e puderam reforçar a seleção brasileira.

A única ausência foi o pivô Tiago Splitter, que foi novamente poupado por causa de um desconforto muscular na coxa direita. De agasalho, o jogador do San Antonio Spurs apenas assistiu ao confronto do banco de reservas.

Restando dois cortes para a definição do grupo que irá ao Pré-Olímpico, Magnano deu mostras nesta quinta de que alguns jogadores estão bem próximos confirmar vaga para Mar del Plata. Sem Splitter, Rafael Hettsheimer atuou como titular do garrafão durante boa parte do jogo. Já Rafael Luz deixou Nezinho e Raulzinho no banco e se revezou com Huertas na armação.

OPINIÃO:

Mais importante do que o resultado é o desenvolvimento da Seleção

O primeiro quarto foi mais complicado que o esperado para o Brasil.  Com bom volume de jogo, o time verde-amarelo contou com o bom aproveitamento de Marquinhos nos arremessos para abrir 9-2. O domínio, porém, parou por aí. Após tempo técnico, o México acertou sua marcação, marcou 10 pontos consecutivos e encerrou a parcial vencendo por 17-15.

A seleção brasileira ainda ganhou uma baixa logo no início do segundo período. Marquinhos levou uma pancada no joelho esquerdo e teve que deixar a quadra carregado pelos companheiros. O ala voltou minutos depois, mas o baixo aproveitamento da equipe nos arremessos continuou, apesar do placar favorável de 29 a 27 antes do intervalo.

A pausa fez bem ao Brasil, que voltou melhor para o terceiro quarto. O volume de jogo do time brasileirou melhorou e apareceram os chutes certeiros de Guilherme Giovannoni. O ala-pivô anotou 11 dos 26 pontos do Brasil no período e ajudou a equipe a abrir 20 de diferença no placar.

Com a partida praticamente definida, Magnano aproveitou para observar alguns reservas em ação. Com Paulão, Augusto Lima e Vitor Benite em quadra, além de Marcelinho Machado e Rafael Luz, o Brasil manteve o ritmo do quarto anterior e, com bom trabalho defensivo, construiu a vitória por larga margem.

O Brasil tem mais um amistoso contra o México nesta semana. As duas equipes voltam à quadra no próximo sábado, às 12h (horário de Brasília), em amistoso programado para ocorrer no Clube Paulistano, em São Paulo.

                                   FICHA TÉCNICA: BRASIL 79 X 57 MÉXICO

BRASIL
Rafael Luz (6 pontos), Alex Garcia (9), Marquinhos (5), Guilherme Giovannoni (20) e Rafael Hettsheimer (8). Entraram: Marcelinho Huertas (2), Marcelinho Machado (8), Vitor Benite (7), Augusto Lima (6), Paulão Prestes (6) e Caio Torres (2). Técnico: Rubén Magnano

MÉXICO
Leroy Davis (16 pontos), Jesus Lopez (10), Pedro Meza (2), Enrique Zuniga (2) e Adan Parada (2). Entraram: Brody Angley-Manjarres (8), Arim Solares (2), Hector Hernandez (12) e Fernando Benítez (3). Técnico: Reginal Jordan

Local: Ginásio da Hebraica, em São Paulo
Árbitros: Marco A. Ferreira, Marcos Benito e Fabiana Pereira