Topo

Leandrinho acerta com o Flamengo para jogar no Brasil durante greve da NBA

Leandrinho assinou contrato para defender o Flamengo durante a greve da NBA - Divulgação/Flamengo
Leandrinho assinou contrato para defender o Flamengo durante a greve da NBA Imagem: Divulgação/Flamengo

Pedro Ivo Almeida

No Rio de Janeiro*

18/08/2011 09h49

Após contratar Ronaldinho Gaúcho no início do ano, o Flamengo acertou a chegada de mais um astro do esporte mundial. Com a greve da NBA, o ala-armador Leandrinho anunciou sua transferência para o time rubro-negro e jogará no Brasil durante o período de indefinição do basquete americano. O jogador assinou contrato nesta quinta-feira e será apresentado na Gávea às 11h desta sexta.

"É uma emoção muito grande fazer parte desta nação. O Flamengo tem uma torcida maravilhosa e será um orgulho vestir a camisa rubro-negra. Também queria compartilhar essa felicidade com o meu parceiro Marcelinho Machado", disse Leandrinho.

NAMORO ANTIGO COM O FLAMENGO

  • Leandra Benjami/ FlaImagem

    Leandrinho assistiu a alguns jogos do Fla e já vinha conversando com a presidente Patrícia Amorim

Com uma cláusula que permite o retorno do jogador à liga profissional dos EUA assim que a greve terminar, o clube carioca prepara uma grande ação de marketing para a apresentação do novo camisa 10 da Gávea. Apesar de todo o sigilo que envolveu a negociação, a reportagem do UOL Esporte apurou que jogadores da seleção de brasileira, além de membros da Liga Nacional de Basquete, já estavam cientes do acerto.

As conversas do Flamengo com Leandrinho não chegam a ser novidades. Em encontro com o jogador no mês de maio, durante jogo pelo NBB, a presidente Patrícia Amorim já havia manifestado co interesse em contar com o ala do Toronto Raptors durante a greve da NBA.

Após uma pedida inicial considerada extremamente alta (R$ 550 mil), a diretoria rubro-negra viabilizou, junto ao banco BMG, principal patrocinador do basquete do clube, um projeto que permitisse o acerto com Leandrinho com vencimentos de cerca de R$ 200 mil reais por mês.

"Estou muito contente em voltar a jogar no Brasil depois de tanto tempo, pois o basquete brasileiro evoluiu muito nos últimos anos. Tive propostas da China, da Turquia e de outros países, mas tinha certeza que seria muito mais feliz aqui", comentou Leandrinho.

Com uma lesão grave no punho direito, Leandrinho não participou dos últimos 24 jogos da última temporada regular da NBA, além de pedir dispensa da seleção brasileira que se prepara para o Pré-Olímpico de basquete, que será disputado no fim deste mês, em Mar del Plata, na Argentina.

KOBE BRYANT NO BRASIL

  • AFP

    Um dos maiores jogadores da NBA, a liga americana de basquete, o ala Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, planeja jogar no Brasil durante a greve da NBA

Animado com o iminente acerto com o Flamengo, Leandrinho entrou em contato com o norte-americano Kobe Bryant para saber do seu desejo de jogar no Brasil durante o mesmo período. Mesmo sabendo de todas as dificuldades que envolvem a negociação com o astro do Los Angeles Lakers, o novo jogador rubro-negro tenta uma "pressão" para ter o companheiro no basquete brasileiro enquanto não terminam as negociações para o fim da greve na NBA.

Além da negociação com Leandrinho, o Flamengo já havia acertado a contratação do argentino Kammericks, do americano David Jackson e do pivô brasileiro Caio Torres como reforços para a temporada. Além da disputa do NBB, que se inicia em novembro, o rubro-negro disputará o Campeonato Carioca a partir do próximo mês de setembro.

"Hoje é um dia especialmente feliz para todos os rubro-negros. O Leandrinho é mais uma contratação que tem a grandeza e a força do Flamengo", disse a presidente do clube, Patrícia Amorim. "É uma honra para a Nação ter um dos maiores jogadores de basquete do mundo e que chega para juntar-se às demais estrelas da Gávea".

* Atualizada às 17h00