Topo

Brasil mostra força em primeiro 'teste verdadeiro' e vence a República Dominicana

Recuperado de lesão, Tiago Splitter participou do amistoso contra a Rep. Dominicana - Gaspar Nóbrega/Divulgação
Recuperado de lesão, Tiago Splitter participou do amistoso contra a Rep. Dominicana Imagem: Gaspar Nóbrega/Divulgação

Do UOL Esporte

Em São Paulo

22/08/2011 22h58

Foi um jogo-treino, mas a seleção brasileira masculina mostrou nesta segunda-feira que entrará forte na briga por uma vaga nos Jogos de Londres-2012. Em amistoso fechado a imprensa e torcedores, os comandados de Rubén Magnano venceram a República Dominicana por 87 a 77, em Foz do Iguaçu, em jogo preparatório para o Pré-Olímpico das Américas.

Com o resultado, o Brasil mantém 100% de aproveitamento em seis amistosos realizados. O duelo contra os dominicanos, porém, foi o primeiro em que o time nacional enfrentou um adversário cotado entre os principais candidatos à vaga olímpica.

Além da vitória, outra boa notícia para a torcida brasileira foi a presença em quadra do pivô Tiago Splitter. Poupado nos demais jogos por causa de uma lesão muscular, o jogador do San Antonio Spurs fez sua estreia no período preparatório e contribuiu com sete pontos.

OPINIÃO DE FÁBIO BALASSIANO

É óbvio que foi apenas um amistoso, é óbvio que muito pouco deve ser levado em consideração, mas uma coisa foi excelente: Tiago Splitter entrou em quadra. Apenas com Tiago Splitter na ponta dos cascos o Brasil terá alguma chance de conquistar a vaga olímpica em Mar del Plata. Leia mais no Blog Bala na Cesta

O principal pontuador brasileiro foi o veterano ala Marcelinho Machado, com 13 pontos. Marquinhos fez 12 e Alex Garcia anotou 11 pontos. Já Marcelinho Huertas e Guilherme Giovannoni anotaram oito pontos cada. O melhor da República Dominicana foi Charlie Villanueva, cestinha da partida com 18 pontos.

“Este foi outro teste importante, contra um adversário direto na luta pela vaga olímpica, que me deu a chance de fazer análises importantes com relação ao nosso time”, disse o técnico Rubén Magnano.

A seleção brasileira volta à quadra na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Canadá às 19h (horário de Brasília), em sua estreia no Torneio Tuto Marchand. A competição será o último teste do time nacional antes da estreia no Pré-Olímpico das Américas, no dia 30 de agosto.