Topo

Especialistas veem Argentina superior e Brasil favorito à segunda vaga olímpica

Daniel Neves

Em São Paulo

23/08/2011 12h00

Após 16 anos de ausência, a seleção brasileira masculina voltará a representar o basquete nacional em uma Olimpíada. Pelo menos, esta é a análise de alguns dos principais especialistas do país, que apontam o time verde-amarelo como um dos classificados aos Jogos de Londres-2012 através do Pré-Olímpico das Américas.

O UOL Esporte ouviu a opinião de seis especialistas no assunto, entre técnicos, ex-jogadores e jornalistas. E a opinião foi praticamente unânime: o Brasil sairá de Mar del Plata com uma das vagas para as próximas Olimpíadas.

Os analistas, porém, alertam para o perigo de um encontro com os donos da casa nas semifinais. Com elenco completo, astros da NBA e apoio da torcida, a Argentina é apontada como imbatível na briga pela classificação. Confira a opinião dos especialistas:

MARCEL DE SOUZA, CAMPEÃO PAN-AMERICANO EM 1987

Classificados: Brasil e Argentina

"O time brasileiro é bom para burro. Tem jogadores bons, que estão treinando juntos há muito tempo. Tudo o que outros times também temos, só que melhor".

"Não teremos dificuldade nenhuma. Está fácil para o Brasil conseguir a classificação. Tirando a Argentina, o Brasil é melhor que todos os outros"

EDUARDO AGRA, COMENTARISTA DE BASQUETE DA ESPN

Classificados: Brasil e Argentina

"Estou bastante esperançoso. Temos um bom time, que melhorou muito na defesa. Mas tudo passa sobre como estará o Tiago Splitter, que chegará sem ritmo de jogo ao Pré-Olímpico"

"Os dominicanos tem um técnico experiente, que utiliza um estilo de defesa que pode complicar para o Brasil. Eles ainda tem três bons jogadores da NBA"

OSCAR SCHMIDT, CAMPEÃO PAN-AMERICANO EM 1987

Classificados: Brasil e Argentina

"Temos 75% de chances. Tudo será decidido em um jogo só nas semifinais, provavelmente contra Porto Rico. O time do Brasil é bom, só espero que não cruze com a Argentina, que está acima dos demais"

"O único defeito do Brasil é a bola do último segundo, que tem sido o nosso problema nos últimos anos"

LULA FERREIRA, TÉCNICO DO BRASIL NO PRÉ-OLÍMPICO DE 2007

Classificados: Brasil e Argentina

"O Brasil tem um time forte, apesar de alguns desfalques. O fato dos americanos não disputarem abre uma nova perspetiva. Isto acabou pegando nos últimos anos"

"A Argentina é a grande favorita por vários motivos. Também precisam respeitar Porto Rico, Canadá e Rep. Dominicana".

FÁBIO BALASSIANO, BLOGUEIRO DO UOL ESPORTE

Classificados: Argentina e República Dominicana

"Gostaria muito de dizer o contrário, mas acho que o Brasil não conseguirá a vaga em Mar del Plata. Os três desfalques pesarão (Nenê, Leandrinho e Varejão), o tempo de trabalho de Magnano ainda é curto, falta um definidor consistente e os rivais são fortíssimos"

"Além do controle emocional, que é uma dificuldade constante por aqui, creio que a lesão do Splitter na fase de preparação pesará também"

WLAMIR MARQUES, BICAMPEÃO MUNDIAL EM 59/63 E BRONZE OLÍMPICO EM 60/64

Classificados: Brasil e Argentina

"Temos possibilidade, mesmo sem os três da NBA. O trabalho vem sendo feito desde o Mundial, são jogadores experientes e que já jogaram no exterior"

"Se estivéssemos com o time completo seria certeza, desfalcado ficamos com um pé atrás. Mas o Brasil se equivale até à Argentina"