Topo

Brasil encerra preparação para o Pré-Olímpico com 'prova de força' contra rivais diretos

Com elenco definido, Brasil tentará usar a Copa Tuto Marchand para ganhar moral - Daniel Marenco/Folhapress
Com elenco definido, Brasil tentará usar a Copa Tuto Marchand para ganhar moral Imagem: Daniel Marenco/Folhapress

Do UOL Esporte

Em São Paulo

24/08/2011 07h00

O Brasil inicia nesta quarta-feira a disputa da Copa Tuto Marchand, última etapa de sua preparação para o Pré-Olímpico das Américas. Diante de Canadá, Porto Rico e República Dominicana, os comandados de Rubén Magnano testam a força do elenco verde-amarelo contra aqueles que devem ser seus rivais diretos na briga por uma vaga nos Jogos de Londres-2012. A estreia será contra os canadenses, às 19h (horário de Brasília), em Foz do Iguaçu.

    PROGRAMAÇÃO DA TUTO MARCHAND

Data19h21h15
24/08 x x
25/08 x x
26/08 x x

Após problemas com seguro, lesões e treinos fechados, Magnano finalmente apresentará o resultado dos quase dois meses de preparação, a mais longa dentre todas as equipes do Pré-Olímpico. Será a primeira vez no período que o Brasil enfrentará adversários fortes sob os olhares de torcedores e jornalistas.

"Espero que o nosso time entre forte em quadra e coloque em prática tudo o que foi trabalhado nos treinamentos", disse o ala Marquinhos. "Conheço alguns jogadores canadenses da época em que atuei na NBA e sei que contam com uma equipe atlética, que gosta de dominar os rebotes para jogar em transição".

Mais que aparar as últimas arestas, o torneio em Foz do Iguaçu servirá para o time nacional encerrar desconfianças e ganhar moral antes da competição classificatória. O status de favorito à vaga olímpica foi abalado pela ausência de Nenê Hilário e Leandrinho, que pediram dispensa, e do lesionado Anderson Varejão.

OPINIÃO DE FÁBIO BALASSIANO

"Desta vez todo mundo vai poder ver. Como o jogo-treino contra a República Dominicana na segunda-feira teve portas fechadas, os amistosos contra o México pouco servem de parâmetro e a decisão do Super 4 da Venezuela já foi há algum tempo, desta vez sim poderemos analisar o time de Rubén Magnano". Leia mais

A vitória convincente no amistoso contra a República Dominicana, na última segunda-feira, deu um pouco mais de moral ao time brasileiro e ajudou Magnano a definir o time para o Pré-Olímpico. Com Tiago Splitter recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, o treinador argentino optou por cortar o pivô Paulão Prestes do elenco que viajará à Argentina.

O primeiro adversário brasileiro na Tuto Marchand espera ‘comer pelas beiradas’ para surpreender no Pré-Olímpico. Sem a mesma força de outros tempos, o Canadá aposta na mescla entre veteranos e jovens promessas para ficar com uma das vagas em Londres-2012.

A referência é o experiente pivô Joel Anthony, vice-campeão da NBA com o Miami Heat. O armador Andy Rautins, que estreou na liga norte-americana em 2010 com o New York Knicks, e o recém-saído do draft Cory Joseph são outras duas boas apostas do técnico Leo Rautins, que aproveitará o torneio preparatório para realizar os últimos dois cortes no elenco.