Topo

Fratura e briga marcam o primeiro dia da segunda fase do Pré-Olímpico de Mar del Plata

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/09/2011 23h32

A primeira rodada da segunda fase do Pré-Olímpico das Américas, que teve início nesta segunda-feira, foi marcada por uma forte contusão e um princípio de confusão, respectivamente, nos jogos entre República Dominicana x Panamá e Porto Rico x Venezuela. Argentina e Brasil sobraram em quadra e conquistaram duas vitórias importantes.

Além da boa atuação, a vitória sobre os uruguaios serviu para evitar que o Brasil se complicasse logo de cara na briga por uma vaga nas semifinais. O time verde-amarelo chegou aos sete pontos e aparece na terceira colocação, empatado com Porto Rico e República Dominicana.

O armador dominicano Edgard Sosa saiu do ginásio Polideportivo Islas Malvinas, em Mar del Plata, direto para um hospital da cidade argentina, depois de se contundir sozinho e fraturar a perna direita, durante a partida contra o Panamá. O fato provocou bastante comoção em quadra.

Já o confronto entre Porto Rico e Venezuela quase terminou em briga, após o porto-riquenho Renaldo Balkman reagir com uma cabeçada a uma falta sofrida pelo venezuelano Greivis Vásquez. Depois de um empurra-empurra, Balkman e o venezuelano Nestor Colmenares foram expulsos.

JOGADOR DOMINICANO FRATURA PERNA E GERA COMOÇÃO

Nos segundos finais do confronto contra o Panamá, o armador Edgard Sosa, da República Dominicana, caiu de mau jeito na quadra, sofrendo uma fratura exposta na perna direita. O atleta, de 23 anos, deixou a quadra na maca e foi direto para o hospital, onde passará por cirurgia. A República Dominicana venceu o Panamá, por 92 a 68, e se mantém entre os quatro melhores colocados na competição. Quatro seleções classificam-se para as semifinais do Pré-Olímpico, que garante duas vagas diretas para Londres-2012.

DUELO ENTRE PORTO RICO E VENEZUELA QUASE TERMINA EM PANCADARIA

Um tumulto generalizado marcou o final do duelo entre Porto Rico e Venezuela. O pivô porto-riquenho Renaldo Balkman recebeu uma falta do armador venezuelano Greivis Vásquez e deu uma cabeçada no rosto do adversário. O lance fez fechar o tempo na quadra. Depois de um empurra-empurra, a arbitragem conseguiu apaziguar os ânimos com a expulsão de Balkman e o venezuelano Nestor Colmenares - os dois brigões cumprem suspensão na rodada desta terça-feira. Apesar de terminar o primeiro quarto atrás do placar (18 a 19), Porto Rico passou com tranquilidade pela Venezuela, por 94 a 82.

ARGENTINOS SEGUEM INVICTOS E NOCIONI MOSTRA MAIS UMA VEZ SUA RAÇA

Com outra sólida atuação, a Argentina passou com facilidade pelo Canadá, pelo placar de 77 a 53, e segue como a única seleção sem derrotas no Pré-Olímpico. O ala-pivô Luis Scola foi novamente o grande protagonista da vitória argentina, com 22 pontos - 19 deles anotados no segundo tempo. Outro destaque foi o ala Andrés Nocioni (foto), que com sua garra na defesa ajudou a deter os avanços dos canadenses. Ele ainda levantou a torcida, no último quarto, com convertendo dois arremessos consecutivos de três pontos.

COM BOA ATUAÇÃO COLETIVA, BRASIL FINALMENTE "ESTREIA" NO PRÉ-OLÍMPICO

A seleção brasileira começou bem a segunda fase do Pré-Olímpico de Mar del Plata, com uma vitória sobre o Uruguai por 93 a 66. A equipe dirigida pelo técnico Rubén Magnano teve um bom desempenho coletivo, inclusive dos reservas que entraram em quadra ao longo da partida. Entre eles, o ala-armador Vitor Benite, que marcou 21 pontos.