Topo

Porto Rico bate Canadá em jogo com ameaça de desmaio e atleta em cadeira de rodas

Doornekamp bateu a cabeça, ficou zonzo e ameaçou desabar no chão - AP
Doornekamp bateu a cabeça, ficou zonzo e ameaçou desabar no chão Imagem: AP

Daniel Neves

Em Mar del Plata (Argentina)*

06/09/2011 13h28

A ‘bruxa’ continua solta no Pré-Olímpico das Américas. Um dia depois da fratura do dominicano Edgar Sosa, a vitória de Porto Rico sobre o Canadá por 79 a 74, nesta terça-feira, em Mar del Plata, foi marcada por dois incidentes médicos preocupantes. O portorriquenho Daniel Santiago deixou o ginásio de cadeira de rodas com uma lesão no pé esquerdo, enquanto o canadense Aaron Doonerkamp ameaçou desmaiar em quadra após levar uma pancada na cabeça.

O desfalque de Daniel Santiago ocorreu ainda no primeiro tempo. O pivô portorriquenho sentiu uma fascite plantar do pé esquerdo e deixou o ginásio ainda no intervalo em uma cadeira de rodas com destino a um hospital da região para a realização de exames. De acordo com o médico da Fiba Américas, Guillhermo Quinteros, o problema deixará o jogador de fora do restante do torneio. Já Doonerkamp bateu a cabeça em uma disputa de bola no fim da partida e ficou zonzo, precisando ser amparado pelos companheiros e pelo técnico Leo Rautins para não desabar no chão.

Impulsionados por seus bons chutadores do perímetro, Porto Rico liderou praticamente toda a partida e caminhava para uma vitória tranquila. No último quarto, porém, o Canadá acertou sua defesa e passou a explorar sua superioridade no garrafão para empatar a partida.

Os minutos finais foram marcados por cestas de três pontos de lado a lado. Nos segundos finais, Porto Rico conseguiu anular as jogadas de garrafão do adversário, ampliou a diferença para sete pontos e administrou a diferença até o fim.

O resultado complicou as pretensões do Canadá de chegar às semifinais. A equipe acumulou sua quarta derrota na competição e aparece apenas na quinta posição com seis pontos. Porto Rico segue firme na briga por um lugar na próxima fase com nove pontos, temporariamente na liderança da competição. A equipe será ultrapassada pela Argentina, que enfrenta a Venezuela nesta terça-feira e reassumirá a primeira posição independemente do resultado.

Dominicanos vencem e também ficam perto da semi

Assim como Porto Rico, a República Dominicana ficou bem próxima de confirmar sua classificação para as semifinais. Mesmo desfalcado do armador Edgar Sosa, que sofreu uma fratura exposta na perna direita no dia anterior, a equipe centro-americana superou o Uruguai nesta terça-feira por 84 a 76.

Al Horford foi o grande nome da vitória dominicana com 23 pontos, sendo 13 deles no segundo tempo. Martin Ossimani anotou 22 pontos e foi o melhor do Uruguai, que ganhou uma preocupação para a sequência do torneio. Reque Newsome torceu o tornozelo e teve que deixar a partida amparado por seus companheiros.

* Atualizada às 16h22