Topo

Técnico 'azedo', atleta fraturado, mascote maluco; veja os personagens do Pré-Olímpico

Daniel Neves

Em Mar del Plata (Argentina)

12/09/2011 07h00

Após 13 dias de competição e 40 jogos, o Pré-Olímpico das Américas chegou ao fim no último domingo com a classificação do Brasil para os Jogos de Londres-2012 e o título da anfitriã Argentina. Além de grandes batalhas dentro de quadra, competição ficará marcada por personagens curiosos como o 'azedo' técnico da Venezuela Eric Musselman, o carismático mascote Jay Jay e o armador Edgar Sosa, que sofreu uma fratura exposta e comoveu todo o ginásio.

CONFIRA OS 10 PERSONAGENS QUE MARCARAM O PRÉ-OLÍMPICO DAS AMÉRICAS

1. Rubén Magnano

Ninguém foi mais aplaudido durante todo o Pré-Olímpico do que Rubén Magnano. Além de fazer um grande trabalho ao lado da quadra e recolocar o Brasil nas Olimpíadas após 16 anos, o treinador roubou as atenções ao ser ovacionado pelos torcedores em todos os jogos do time nacional, até mesmo nos dois clássicos contra a Argentina.
2. Edgar Sosa

O armador da República Dominicana foi protagonista da cena mais impressionante do Pré-Olímpico. Ao tentar uma bandeja, sofreu fratura exposta na perna esquerda, levou seus colegas ao desespero e causou comoção no ginásio. Operado, voltará a jogar em 6 meses.
3. Jay Jay

Onipresente em todos os momentos do Pré-Olímpico, o mascote da Fiba Américas roubou a cena e se transformou em uma das grandes atrações do torneio. Com seu jeito maluco e dancinhas meio obcenas, Jay Jay arrancou risadas em todos os momentos que apareceu em quadra.
4. Manu Ginobili

Dentro de quadra, Manu Ginobili teve um desempenho mais discreto que o esperado na maior parte dos jogos. Mas nada que abalasse o prestígio do jogador mais popstar do torneio. Torcedores e jornalistas não deram sossego para o astro, que ganhou até uma versão em minuatura.
5. Eric Musselman

O norte-americano que treina a Venezuela foi o mais mal humorado do Pré-Olímpico. Pulando em uma perna só por estar engessado, distribuiu 'patadas' em jornalistas e humilhou os próprios atletas em entrevistas. No último jogo, porém, pediu desculpas pela truculência.
6. JJ Barea

Campeão da NBA com o Dallas Mavericks, o armador ficou marcado pelas boas atuações e pelo jeito marrento em Mar del Plata. Foi comum ver Barea provocando e chamando rivais para briga. Nas semis, ainda foi protagonista de desfecho emocionante ao errar chute no último lance.
7. Rafael Hettsheimeir

O placar eletrônico só acertou o sobrenome complicado nos últimos dois jogos. Mas nada que intimidasse o pivô brasileiro, que foi bem em jogos difíceis e acabou chamado de 'fenômeno' pela imprensa argentina. O bom desempenho rendeu o apelido de 'ShaqSheimeir' entre os brasileiros.
8. Luis Scola

O pivô mostrou mais uma vez que cresce de produção com a camisa da Argentina. Foi o cestinha do torneio com 21,4 pontos por jogo e mais uma vez foi o carrasco do Brasil. Seus 32 pontos na decisão garantiram o título aos anfitriões e o prêmio de MVP do torneio ao jogador.
9. Marcelinho Machado

Depois de sofrer decepções em quatro Pré-Olímpicos, o veterado ala teve seu momento de redenção em Mar del Plata. Foi decisivo na partida que garantiu o retorno do país às Olimpíadas e acabou homenageado por todos os atletas da seleção após a classificação.
10. Nezinho

O armador foi protagonista de um momento peculiar no Pré-Olímpico. Atleta do Brasil que menos entrou em quadra, Nezinho esperou por oito partidas o momento de sua primeira cesta no torneio. O 'feito' veio contra Porto Rico e levou até repórteres a vibrar. "Parecia que tinha feito um gol".