Topo

Espanha acaba com a festa da Macedônia e assegura vaga em Londres

Com 35 pontos, Navarro foi o destaque da Espanha na vitória sobre a Macedônia - EFE/Juanjo Martin
Com 35 pontos, Navarro foi o destaque da Espanha na vitória sobre a Macedônia Imagem: EFE/Juanjo Martin

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/09/2011 13h03

A seleção espanhola de basquete conseguiu vaga para as Olimpíadas pela 11ª vez ao vencer a Macedônia na semifinal do Pré-Olímpico europeu nesta sexta-feira, por 92 a 80. Atuais campeões do torneio classificatório, os espanhóis asseguraram vaga na final da competição pela terceira edição consecutiva. O adversário na decisão sairá da partida entre França e Rússia.

A Macedônia vinha empolgada após eliminar a seleção da Lituânia, dona da casa, na fase anterior. Chegou a dar trabalho para a Espanha no primeiro tempo. Mas o time de Pau Gasol se juntou a Brasil, Argentina, Estados Unidos, Tunísia, Austrália e Grã-Bretanha entre os já garantidos em Londres, graças a uma grande atuação de Juan Carlos Navarro.

A defesa da Espanha mostrou eficiência desde o começo para barrar o ímpeto ofensivo de McCalebb pela Macedônia. Mas Antic e Samardziski compensaram com tiros de três no primeiro quarto. Do outro lado, os irmãos Gasol fechavam o garrafão e deixaram caminho livre para Navarro e Ibaka colocarem a Espanha na frente por oito pontos: 26 a 18.

No segundo quarto, a organização defensiva da Espanha não manteve o mesmo nível, e Ilievski aproveitou para liderar a arrancada da Macedônia, que chegou a passar à frente no placar. Os espanhóis perderam por nove pontos e foram para o intervalo em desvantagem de 45 a 44.

A partir daí, passou a brilhar a estrela de Juan Carlos Navarro. Com seguidos arremessos certeiros de três pontos, partiu das mãos dele a reação espanhola, que terminou o terceiro quarto com 71 pontos contra 62 da Macedônia. A torcida gritava “MVP” para Navarro.

Mas, no último quarto, quem segurou o placar a favor da Espanha foi o pivô Pau Gasol, que terminou a partida com 17 rebotes, sendo nove ofensivos. Atual vice-campeã olímpica, a seleção espanhola tentará o pódio novamente, desta vez em Londres-2012.