Topo

França supera Rússia e retorna às Olimpíadas após mais de uma década de ausência

Armador Tony Parker terminou o jogo como cestinha da partida, com 22 pontos - AFP PHOTO / PETRAS MALUKAS
Armador Tony Parker terminou o jogo como cestinha da partida, com 22 pontos Imagem: AFP PHOTO / PETRAS MALUKAS

Do UOL Esporte

Em São Paulo

16/09/2011 16h52

A França superou a Rússia por 79 a 71 nesta sexta-feira pelas semifinais do Pré-Olímpico europeu de basquete e garantiu, ao lado da Espanha, as duas primeiras vagas do continente para Londres-2012. As duas seleções se enfrentam pela decisão do torneio no próximo domingo.

NAVARRO BRILHA E LEVA ESPANHA À FINAL

O ala-armador Juan Carlos Navarro foi o principal responsável por acabar com a festa da Macedônia no pré-olímpico europeu. O jogador anotou 35 pontos para eliminar a zebra do torneio e garantir a Espanha na decisão e nos Jogos de Londres-2012

A campanha francesa de dez vitórias e apenas um derrota (justamente contra a Espanha) na competição recolocou a seleção nos Jogos Olímpicos depois de mais de uma década de ausência. A última participação foi em Sydney-2000, quando levou a medalha de prata.

Logo no primeiro tempo, o armador Tony Parker mostrou por que tem sido um dos melhores jogadores do Pré-Olímpico europeu, anotando 12 pontos e liderando a seleção da França, que foi para o vestiário com vantagem de 39 a 34. O armador terminou como cestinha do jogo com 22 pontos, três rebotes e três assistências.

Se Tony Parker foi o destaque na primeira metade, o jogador do San Antonio Spurs contou com boa participação do companheiro Nicolas Batum na segunda etapa. Agressivo e preciso nos arremessos de três, o ala do Portland Trail Blazers contribuiu com 19 pontos, sete rebotes e quatro assistências na partida.

A Rússia enfrenta a Macedônia pela disputa do terceiro lugar do Pré-Olímpico de basquete.

SELEÇÕES JÁ CLASSIFICADAS PARA LONDRES-2012*

Espanha
(Europa)
França
(Europa)
Reino Unido
(país sede)
EUA
(campeão Mundial)
Austrália
(Oceania)
Brasil
(Américas)
Argentina
(Américas)
Tunísia
(África)

* restam ainda quatro vagas: uma da Ásia e outras três definidas no pré-olímpico mundial

DERROTADOS TERÃO SEGUNDA CHANCE PARA IREM À LONDRES-2012

Apesar da derrota nesta sexta-feira, o sonho de participar dos Jogos de Londres-2012 ainda não acabou para a Rússia de Andrei Kirilenko e para a Macedônia. As duas equipes foram derrotadas na semifinal do Pré-Olímpico europeu, mas poderão participar de uma "repescagem" no ano que vem.

As duas seleções, ao lado de Grécia e Lituânia, serão as representantes da Europa no Pré-Olímpico mundial, que acontece em 2012. A competição, entretanto, ainda não tem data nem local definidos pela Fiba.

O torneio garante as três últimas vagas para os Jogos e terá como representantes das Américas República Dominicana, Venezuela e Porto Rico.