Topo

Técnica da WNBA diz que Brasil coagiu atletas a disputarem o Pré-Olímpico

Iziane e Érika pelo Atlanta Dream; técnica da equipe acusou Brasil de coagir as atletas - AP Photo/Erik S. Lesser
Iziane e Érika pelo Atlanta Dream; técnica da equipe acusou Brasil de coagir as atletas Imagem: AP Photo/Erik S. Lesser

Daniel Neves

Em São Paulo

26/09/2011 16h40

A técnica do Atlanta Dream, Marynell Meadors, acusou a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) de coagir as atletas brasileiras que atuam pela equipe a disputarem o Pré-Olímpico das Américas. Segundo a treinadora, a entidade teria ameaçado deixar a ala Iziane e a pivô Érika de fora das Olimpíadas de Londres-2012 caso as jogadoras não disputassem o torneio classificatório, que está sendo realizado desde sábado em Neiva, na Colômbia.

“Conversamos com a seleção brasileira desde janeiro. Houve todo tipo de negociação. Eles fizeram uma série de ameaças, de que ela poderia não jogar as Olimpíadas se eles se classificassem”, afirmou Meadors, após a vitória do Atlanta Dream sobre o Indiana Fever por 94 a 77, na segunda partida das finais da Conferência Leste.

A fase decisiva da WNBA coincidiu com a realização do Pré-Olímpico das Américas. Érika atendeu à convocação e se juntou ao time nacional, enquanto Iziane preferiu permanecer no Atlanta Dream para a disputa dos playoffs da liga norte-americana. "Ela estava muito dividida, pois ama esta equipe", comentou Meadors sobre a pivô.

De acordo com determinação da Fiba, as equipes são obrigadas a liberar as atletas convocadas para as equipes nacionais com 48 horas de antecedência da estreia nas competições oficiais. Foi o que ocorreu com Érika, que se juntou à seleção brasileira na véspera da estreia no Pré-Olímpico contra o Paraguai, no último sábado.

Em contato com o UOL Esporte, a diretora da seleção brasileira feminina Hortência negou qualquer tipo de ameaça para que as atletas atendessem à convocação para o Pré-Olímpico das Américas e minimizou as declarações de Marynell Meadors.

"Sempre ficou muito claro que a Érika queria defender a seleção brasileira. Fizemos a convocação e ela veio. Ela [técnica do Atlanta Dream] deve ter falado isso para dar algum tipo de resposta para o público, pois a Érika é uma jogadora muito importante", disse Hortência.

Com boas atuações de Érika, o Brasil venceu seus dois primeiros jogos no Pré-Olímpico das Américas, contra Paraguai e Canadá. Líder do grupo B, a seleção verde-amarela volta a jogar nesta segunda-feira contra a Jamaica, às 18h45 (horário de Brasília). Apenas o campeão do torneio classificatório garante vaga nas Olimpíadas de Londres-2012.