Topo

Nenê admite trocar de equipe no reinício da NBA: "Aprendi que isto é um negócio"

Cobiçado por outras equipes, brasileiro Nenê Hilário pode deixar o Denver Nuggets - Doug Pensinger/Getty Images
Cobiçado por outras equipes, brasileiro Nenê Hilário pode deixar o Denver Nuggets Imagem: Doug Pensinger/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

29/11/2011 19h00

O brasileiro Nenê Hilário pode estar de casa nova na próxima temporada da NBA. O pivô será agente livre na reabertura do mercado, que deve ocorrer no dia 9 de dezembro, e admite que estuda propostas para deixar o Denver Nuggets com o reinício das atividades da liga norte-americana, que está paralisada por causa de um locaute.

“Aprendi na última temporada que isto é um negócio. Não importa o quão legal você seja para as pessoas, não importa o quão legal as pessoas sejam para você. Isto é um negócio”, disse Nenê, em entrevista ao Yahoo.com. “Fiz meu melhor pela equipe, aguardei e aguardei me oferecerem uma renovação. Isto não é sobre família, amor ou alguém gostar de você. É um negócio”.

Nenê tem mais um ano de contrato com os Nuggets, em que receberia US$ 11,3 milhões. O brasileiro, porém, mostrou-se chateado com a falta de interesse da franquia em renovar seu vínculo com antecedência e pode optar por deixar o contrato já nesta temporada. Uma das motivações do pivô seria buscar uma franquia pela qual pudesse disputar o título da NBA.

“Isto não é sobre dinheiro. Se eu quisesse me aposentar hoje, poderia me retirar porque guardei dinheiro. O que quero agora é ser feliz e melhorar. É o que quero, é o que todos querem. Preciso de ajuda. Preciso de bons jogadores ao redor”, afirmou Nenê. “Sou muito competitivo. Quero realizar tudo. É uma grande oportunidade, a única na minha vida de ser um agente livre top”.

“Sou um cara grande, que defende em diferentes posições e faz coisas diferentes. Você não pode encontrar isto facilmente na liga. Não gosto de falar sobre o meu jogo, mas vocês sabem o que eu posso fazer e do que sou capaz de fazer. E as outras equipes também sabem”, completou o pivô.

Finalistas da NBA na temporada passada, Miami Heat e Dallas Mavericks estariam entre os interessados em adquirir Nenê. Franquias como Houston Rockets, Indiana Pacers, New Jersey Nets, Los Angeles Clippers e Portland Trail Blazers também teriam o brasileiro como opção para o período de transferências.

Nenê chegou à NBA em 2002 e atuou por nove temporadas pelo Denver Nuggets, que deu todo o suporte ao atleta durante seu afastamento por conta de um câncer no testículo. O brasileiro admite ter uma ligação especial com a franquia do Colorado e espera não desapontar os torcedores caso opte por uma transferência.

“Tenho que esperar e avaliar qual a melhor alternativa para mim e para minha família. Estou muito animado em voltar a fazer o que eu amo. Estes nove anos em Denver tem sido ótimos e todos que me conhecem sabem o quanto eu amo os Nuggets e a cidade de Denver”, comentou o pivô.