Topo

Samara Felippo ensina à distância Leandrinho a cozinhar e critica astros 'metidos' da NBA

Samara Felippo vive rotina de viagens aos EUA e usa Internet para contornar distância - Manuela Scarpa/Photo Rio News
Samara Felippo vive rotina de viagens aos EUA e usa Internet para contornar distância Imagem: Manuela Scarpa/Photo Rio News

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

25/04/2012 06h00

Samara Felippo se desdobra para contornar as dificuldades do casamento à distância com o ala-armador Leandrinho, do Indiana Pacers. A atriz global divide sua rotina de trabalhos no Brasil com exaustivas viagens aos Estados Unidos para acompanhar o marido, com quem mantém um relacionamento via Internet e telefone na maior parte do tempo.

“Essa vida lá e cá é muito difícil, usamos ao máximo a tecnologia para diminuir a distância”, contou Samara. “Uso a Internet até para ensinar o Leandro a cozinhar. A última coisa que ensinei foi um bolo de cenoura. Ele gosta de se arriscar na cozinha, faz um arroz e feijão super gostoso. É a única coisa que ele faz em casa. De resto, não levanta a mão nem para arrumar a cama”.

Samara conheceu Leandrinho através de amigos em 2008, em danceteria no Rio de Janeiro. Sequer sabia quem era o jogador e tinha total desconhecimento sobre basquete. A conversa com o ala-armador de 1,91 m agradou à atriz, que manteve contato pela Internet e foi convencida a viajar aos Estados Unidos.

CONSELHOS SOBRE SELEÇÃO BRASILEIRA

  • Leandrinho foi personagem de polêmica em 2011, ao pedir dispensa da seleção brasileira que disputou o Pré-Olímpico das Américas. Abatido com a repercussão do caso, o ala-armador buscou consolo em Samara, que orientou o jogador a vir a público e rebater as críticas.

    “As pessoas julgam demais sem saber de nada, querem que ganhe o jogo e dane-se se está machucado. Desde moleque ele vestiu a camisa com o maior orgulho”, disse Samara. “Ele ficou muito mal com tudo isso. Fui eu quem disse para ele ‘vai lá, explica seu lado. Você está cabisbaixo, machucado, e as pessoas falando mal’”.

    Com a convocação de Leandrinho confirmada pelo presidente da CBB, Carlos Nunes, Samara já faz planos de acompanhar o marido na Olimpíada de Londres-2012. “Será uma experiência incrível, que eu nunca tive. Sei que ele não terá tempo para ficar com a família, mas quero muito estar junto para apoiá-lo nos jogos”.

“Foi tudo muito rápido. Meses depois eu estava grávida”, contou Samara, que precisou se virar diante de um atrapalhado pai de primeira viagem. “No início foi bem difícil. Ele dava a desculpa que a mão dele era muito grande, que era desajeitado. Morria de medo de pegá-la. Agora com ela mais crescida ele faz questão de ficar junto, é muito companheiro. Quando estamos nos Estados Unidos, o tempo livre do Leandro é todo para levar a Alícia em vários lugares”.

A adaptação de Samara à rotina da NBA tem sido um dos maiores desafios do casal. Quando viaja aos Estados Unidos, com direito a uma ou duas escalas até chegar a Indianápolis, a atriz encara longos períodos afastada do marido devido aos jogos fora de casa. Como a liga norte-americana não para sequer para o Natal ou Réveillon, os feriados acabam comprometidos.

“Isso é insuportável, não pensam na família dos jogadores. Em 2011, com o locaute, nos programamos para pegar uma casa em Búzios e passar o Ano Novo por lá. Mas eles voltaram a jogar e não teve nada. Tivemos que desistir da casa e ele teve que voltar aos Estados Unidos”.

Para contornar a agitada agenda de Leandrinho, Samara acompanha o marido em algumas das ‘turnês’ pelos Estados Unidos.  A atriz e a filha viajam em voo separado do jogador, mas têm permissão para encontrá-lo no hotel dos Pacers e até mesmo para passear com o ala-armador antes das partidas da franquia. “Não é rigoroso como o futebol. Eles podem sair com a família, ir ao cinema. Só não podemos ficar junto com o time”.

Atriz ‘corneta’ astros da NBA

O desconhecimento de Samara Felippo sobre basquete ficou no passado. O relacionamento com Leandrinho fez com que se aprofundasse na modalidade e se arriscasse a manter uma coluna em um site especializado. LeBron James, Kobe Bryant, Blake Griffin entraram na mira da torcedora ‘corneteira’, que critica a arrogância de alguns astros da liga.

“Tem cara ali que é metido, se acha demais, anda que parece que tem um tapete vermelho por baixo. O Kobe [Bryant] se acha o mais f... da terra, o LeBron [James] se diz o Rei. Dá vontade de dizer ‘baixa a bola’”, comentou Samara. “Dentro de quadra eu tiro o chapéu, pois são verdadeiros gênios, mas tenho implicância com os caras que se acham”.

A mudança de Leandrinho para o Indiana Pacers foi comemorada pela atriz, que revelou que o brasileiro estava infeliz no Toronto Raptors. Segundo Samara, o ala-armador sofreu para se adaptar à franquia canadense e ao técnico Jay Triano, que teria imposto um rígido regime de treinamento aos atletas durante a má fase da equipe.

“Eu tinha uma implicância com Toronto e com o técnico. O cara não dava uma folga e o time não estava ganhando. Não adianta forçar os jogadores, eles também precisam descansar. O Leandro chegava no hotel às quatro da tarde e ainda não tinha almoçado”, disse Samara. “Foi uma fase complicada para ele, não conseguiu se adaptar ao time”.