Topo

Thunder elimina Lakers, mas tiroteio mancha festa de torcedores em Oklahoma City

Kevin Durant e Russell Westbrook comandaram a classificação do Thunder no Oeste - RONALD MARTINEZ/AFP
Kevin Durant e Russell Westbrook comandaram a classificação do Thunder no Oeste Imagem: RONALD MARTINEZ/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/05/2012 07h01

O Oklahoma City Thunder será o adversário do San Antonio Spurs na final da Conferência Oeste. A equipe confirmou sua classificação nesta segunda-feira ao bater em casa o Los Angeles Lakers por 106 a 90, mas a festa pela vaga acabou manchada por um tiroteio entre torcedores da franquia.

Segundo informações da polícia local, oito pessoas foram baleadas durante a festa pela classificação do lado de fora do ginásio, enquanto caminhavam para o estacionamento. Nenhuma morte foi registrada e as pessoas atingidas foram encaminhadas a hospitais da região, uma delas em estado grave. Dois suspeitos foram detidos pelas autoridades para esclarecimentos e liberados em seguida.

A expectativa pela classificação do Thunder gerou grande mobilização em Oklahoma City. Nove mil torcedores se juntaram do lado de fora do ginásio para acompanhar a partida em um telão instalado pela franquia, que já havia vendido com grande antecedência todos os quase 19 mil lugares da Chesapeake Energy Arena.

Em quadra, o que se viu foi um amplo domínio do Thunder, que manteve vantagem confortável durante toda a partida. O estrago poderia ser ainda pior se não fossem os 42 pontos de Kobe Bryant, que concentrou boa parte dos esforços ofensivos dos Lakers e terminou como o cestinha da partida.

Mais equilibrado, o Thunder contou com grande atuação de seus três principais jogadores. Russell Westbrook marcou 28 pontos, Kevin Durant anotou 25 e o reserva James Harden fez 17. A grande arma dos donos da casa para a vitória foi o contra-ataque, com o qual fez 30 pontos contra apenas seis dos Lakers.

“Estamos de volta onde estivemos no ano passado [finais da Conferência] e agora precisamos dar o próximo passo”, disse Durant.

A decisão do Oeste reunirá as duas equipes de melhor campanha na Conferência durante a fase regular e que apresentaram desempenho avassalador nos playoffs. Os Spurs ‘varreram’ seus dois rivais (Jazz e Clippers) e venceram todos os oito jogos que disputaram na pós-temporada. O Thunder ganhou oito de suas nove partidas.

CELTICS SUPERAM TORCIDA DE WILL SMITH E BATEM OS SIXERS

Co-proprietário do Philadelphia 76ers, o ator Will Smith foi a Boston ao lado dos comediantes Chris Rock e David Spade para torcer por sua equipe. Mas quem saiu sorridente do ginásio foram os torcedores dos Celtics, que venceram por 101 a 85 e ficaram a uma vitória de alcançar a decisão da Conferência Leste.

O resultado desta segunda-feira fez com que os Celtics abrissem 3 a 2 na série melhor de sete jogos. A sexta partida do confronto ocorre na próxima quarta-feira, desta vez na Filadélfia.

O destaque da vitória dos Celtics foi o pouco badalado ala Brandon Bass, que anotou 27 pontos e recebeu cerca de 2 minutos de aplausos dos torcedores que lotaram o TD Garden. O veterano Kevin Garnett mais uma vez deu uma importante contribuição com 20. Elton Brand foi o melhor dos Sixers com 19 pontos.