Finais da NBA começam com pressão sobre LeBron diante de "futuro" da Liga

Do UOL, em São Paulo

  • Bryan Terry/Reuters

    LeBron James, do Heat, tentará comprovar seu reinado contra o ótimo Kevin Durant (d)

    LeBron James, do Heat, tentará comprovar seu reinado contra o ótimo Kevin Durant (d)

LeBron James é tido como estrela da NBA desde que entrou na Liga, em 2003. Porém, com nove anos de experiência e ainda sem conquistar um único título, a estrela do Miami Heat está mais uma vez sob a pressão de ganhar um anel pela primeira vez e provar sua condição de melhor jogador de basquete do planeta. Se no ano passado o adversário era o experiente Dallas Mavericks, desta vez o rival é a jovem equipe do Oklahoma City Thunder.

OS FEITOS DOS PRINCIPAIS ASTROS DA NBA

LeBron James
Três vezes o melhor jogador da NBA (2009, 2010 e 2012)
Cestinha da temporada (2008)
Calouro do ano (2004)
Kevin Durant
Três vezes cestinha da temporada (2010, 2011 e 2012)
Calouro do ano (2008)

Os dois principais atletas do Thunder, o armador Russel Westbrook e o ala Kevin Durant, têm apenas 23 anos e, com apenas quatro anos de experiência na NBA, não é exagero considerá-los o futuro da Liga.

Durant, em especial, já é uma realidade, pelo menos quando o assunto é anotar pontos. O camisa 35 do Thunder foi o cestinha da NBA nas últimas três temporadas e desponta como principal candidato à assumir a condição de melhor atleta da Liga. "Isso vai acontecer em algum momento. Eu não serei o melhor jogador da NBA e Durant será. E então Durant também perderá seu posto em algum momento", afirmou James, que venceu seu terceiro MVP nesta temporada.

LeBron James conta com a valiosa companhia de Dwyane Wade, veterano armador campeão em 2006, e do ala-pivô Chris Bosh, que se recuperou de uma lesão sofrida nos playoffs e contribuiu para a vitória no sétimo jogo sobre o Boston Celtics, que garantiu a vaga do Heat na final.

Diante deste quadro, natural que o foco seja no duelo entre Durant e LeBron, abordagem que ambos têm rechaçado em suas entrevistas. "Eu sei que todo mundo está preocupado com este confronto pessoal e eu não posso controlar isso. Eu só posso controlar a maneira que atuo em quadra e como jogamos enquanto time", afirmou o sempre calmo Durant, que provavelmente será designado para marcar LeBron.

Com a terceira melhor campanha da temporada regular, o Thunder tem a vantagem de disputar quatro jogos da série melhor de sete em seu ginásio. O time de Oklahoma City faz os dois primeiro jogos em casa, em seguida serão três jogos em Miami. As duas últimas partidas acontecem novamente em Oklahoma, caso seja necessário.

O primeiro duelo decisivo entre as franquias é nesta terça-feira, no Chesapeake Energy Arena, às 22h (horário de Brasília), com transmissão do canal ESPN.

LeBron James
LeBron James

Receba notícias de Basquete pelo Whatsapp

Quer receber notícias no seu celular sem pagar nada? 1) adicione este número à agenda do seu telefone: +55 11 99006-9654 (não esqueça do "+55"); 2) envie uma mensagem para este número por WhatsApp, escrevendo só: oscar87



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos