Topo

Finais da NBA começam com pressão sobre LeBron diante de "futuro" da Liga

LeBron James, do Heat, tentará comprovar seu reinado contra o ótimo Kevin Durant (d) - Bryan Terry/Reuters
LeBron James, do Heat, tentará comprovar seu reinado contra o ótimo Kevin Durant (d) Imagem: Bryan Terry/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/06/2012 06h00

LeBron James é tido como estrela da NBA desde que entrou na Liga, em 2003. Porém, com nove anos de experiência e ainda sem conquistar um único título, a estrela do Miami Heat está mais uma vez sob a pressão de ganhar um anel pela primeira vez e provar sua condição de melhor jogador de basquete do planeta. Se no ano passado o adversário era o experiente Dallas Mavericks, desta vez o rival é a jovem equipe do Oklahoma City Thunder.

OS FEITOS DOS PRINCIPAIS ASTROS DA NBA

LeBron James
Três vezes o melhor jogador da NBA (2009, 2010 e 2012)
Cestinha da temporada (2008)
Calouro do ano (2004)
Kevin Durant
Três vezes cestinha da temporada (2010, 2011 e 2012)
Calouro do ano (2008)

Os dois principais atletas do Thunder, o armador Russel Westbrook e o ala Kevin Durant, têm apenas 23 anos e, com apenas quatro anos de experiência na NBA, não é exagero considerá-los o futuro da Liga.

Durant, em especial, já é uma realidade, pelo menos quando o assunto é anotar pontos. O camisa 35 do Thunder foi o cestinha da NBA nas últimas três temporadas e desponta como principal candidato à assumir a condição de melhor atleta da Liga. “Isso vai acontecer em algum momento. Eu não serei o melhor jogador da NBA e Durant será. E então Durant também perderá seu posto em algum momento”, afirmou James, que venceu seu terceiro MVP nesta temporada.

LeBron James conta com a valiosa companhia de Dwyane Wade, veterano armador campeão em 2006, e do ala-pivô Chris Bosh, que se recuperou de uma lesão sofrida nos playoffs e contribuiu para a vitória no sétimo jogo sobre o Boston Celtics, que garantiu a vaga do Heat na final.

Diante deste quadro, natural que o foco seja no duelo entre Durant e LeBron, abordagem que ambos têm rechaçado em suas entrevistas. “Eu sei que todo mundo está preocupado com este confronto pessoal e eu não posso controlar isso. Eu só posso controlar a maneira que atuo em quadra e como jogamos enquanto time”, afirmou o sempre calmo Durant, que provavelmente será designado para marcar LeBron.

Com a terceira melhor campanha da temporada regular, o Thunder tem a vantagem de disputar quatro jogos da série melhor de sete em seu ginásio. O time de Oklahoma City faz os dois primeiro jogos em casa, em seguida serão três jogos em Miami. As duas últimas partidas acontecem novamente em Oklahoma, caso seja necessário.

O primeiro duelo decisivo entre as franquias é nesta terça-feira, no Chesapeake Energy Arena, às 22h (horário de Brasília), com transmissão do canal ESPN.