Topo

Miami Heat confirma vantagem em casa e vira a série final da NBA contra Thunder

Equipe de Dwyane Wade virou a série final da NBA e lidera por 2 a 1 - Getty Images
Equipe de Dwyane Wade virou a série final da NBA e lidera por 2 a 1 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/06/2012 23h55

Se nos dois primeiros jogos das finais da NBA o Thunder “dormiu” no primeiro quarto, neste domingo a equipe de Oklahoma começou o jogo com uma atitude mais agressiva, mas mesmo assim não foi capaz de superar a força do Miami Heat em seus domínios, caindo por 91 a 85, neste domingo, na Flórida.

O resultado coloca o Miami Heat na frente por 2 a 1 na série melhor de sete das finais da NBA. Depois da derrota no primeiro jogo, o time de LeBron James e Dwyane Wade acumulam agora duas vitórias seguidas e ainda jogarão as próximas duas partidas na Flórida.

BLOG BALA NA CESTA

Além de ter sido o mais equilibrado, foi o mais intenso, o mais ?pegado? jogo da série até aqui.

Diferente dos outros dois jogos da série, o Oklahoma City Thunder começou bem a partida contra o Heat. Se nas duas ocasiões, o time de Durant teve que correr atrás do placar, neste domingo, o time se comportou bem no início, fazendo com que a partida ficasse equilibrada ao longo dos primeiros quartos.

Ainda assim, os visitantes tiveram dificuldades em conter LeBron James, que anotou dez pontos e pegou cinco rebotes somente no primeiro período. Outra estrela da equipe, Dwyane Wade não encontrava a mesma facilidade para pontuar. Na primeira etapa, o ala-armador já tinha feito 15 arremessos e convertido apenas cinco.

Ao final da primeira metade do jogo, a vantagem do Miami Heat era de apenas um ponto: 47 a 46.

O Thunder acordou no terceiro período, quando os visitantes impuseram a maior vantagem no jogo, abrindo dez pontos no placar. A diferença foi determinada especialmente dentro do garrafão, com 16 rebotes a favor do Thunder, o que permitiu chances extras no ataque. Em comparação,  o Heat pegou apenas sete rebotes no quarto todo.

Com a vantagem, Scott Brook aproveitou para poupar seus titulares e apenas Thabo Sefolosha permaneceu em quadra. O Heat se aproveitou da estratégia adversária e diminuiu a vantagem, indo para o ultimo quarto com dois pontos na frente.

A partida manteve seu equilíbrio no último quarto. Nos minutos finais, contudo, alguns erros no ataque impediram a reação do Thunder. O Miami Heat soube administrar a vantagem, convertendo seus lances livres e fechando o jogo em 91 a 85.

PERSONAGENS DA PARTIDA

Em alta: Dwyane Wade; o ala armador teve uma atuação completa com 25 pontos, sete rebotes, além de sete assistências para os colegasEm baixa: James Harden; o melhor sexto homem da temporada teve uma noite abaixo da média com apenas 9 pontos em 34 minutos em quadra.
Em alta: Kendrick Perkins; o pivô teve a melhor atuação de um jogador de garrafão do Thunder até aqui nas finais: 10 pontos e 12 rebotes.Em baixa: Mario Chalmers; em 40 minutos em quadra, o armador do Miami Heat anotou só dois pontos e contribuiu muito pouco ofensivamente

MIAMI HEAT LEVA VANTAGEM NOS LANCES LIVRES

O Miami Heat fez um bom trabalho agredindo a defesa do Oklahoma City Thunder, conseguindo mais e aproveitando melhor os arremessos da linha de lance livre.

Apesar da média ruim dos arremessos de quadra (37,8%), o Heat compensou a deficiência na linha do lance livre: ao todo foram 35 oportunidades e 31 delas convertidas. Uma média de 88,6% de acertos. Já o Thunder arremessou apenas 24 vezes da linha e, para piorar, com um aproveitamento pior que os adversários. Foram apenas 15 acertos, uma média de apenas 62,5%.

Durant e Westbrook, os dois cestinhas da equipe, somaram apenas 6 lances livres, enquanto as estrelas do Heat, LeBron e Wade, foram 19 vezes para o lance livre a anotaram 15 pontos.