Topo

Com LeBron no sacrifício e erro de Westbrook, Heat vence e fica a uma vitória do título

Russel Westbrook anotou 43 pontos, mas cometeu erro determinante no fim do jogo - Mike Ehrmann/Getty Images/AFP
Russel Westbrook anotou 43 pontos, mas cometeu erro determinante no fim do jogo Imagem: Mike Ehrmann/Getty Images/AFP

Do UOl, em São Paulo

20/06/2012 00h59

O Miami Heat ficou a uma vitória de conquistar seu segundo título na NBA, ao vencer o Thunder por 104 a 98, na Flórida, e abrir 3 a 1 na série. LeBron James foi o cestinha pelo lado dos anfitriões, enquanto Russel Westbrook respondeu às críticas e foi o maior pontuador do Thunder. O armador, entretanto, foi responsável por um erro grave que decidiu o jogo no minuto final da partida.

DESTAQUES DA PARTIDA

  • 43

    pontos

    conseguiu Russell Westbrook, do Thunder, cestinha da partida

  • 10

    rebotes

    coletou James Harden, também do Thunder. Foi o único a atingir dígitos duplos no fundamento

  • 12

    assistências

    distribuiu LeBron James, do Miami Heat, o 'garçom' do jogo

Outro destaque do Heat foi o armador Mario Chalmers, que anotou 19 pontos apenas no segundo tempo e foi determinante para a vitória. Resta ao Thunder agora vencer todos os jogos para virar a série, algo que nenhum time foi capaz de fazer na história das finais da NBA.

O Oklahoma City Thunder causou uma ótima impressão nos primeiros minutos do jogo, especialmente com o contestado armador Russel Westbrook, que acelerava o jogo e agredia a cesta rival. Completamente dominados pelos visitantes, o Miami Heat teve dificuldades para anotar pontos, aproveitando apenas 34% dos arremessos.

O quadro piorou no início do segundo quarto, quando o Thunder alcançou sua maior vantagem: 17 pontos. A desvantagem parece ter despertado os anfitriões e a partida mudou radicalmente de figura: de repente, era o Thunder que fracassava em seus tiros enquanto o Heat anotava dez pontos seguidos, reduzindo a diferença para apenas três pontos ao final do primeiro tempo: 49 a 46.

Neste ponto, LeBron James já se destacava com um jogo completo. Apesar de anotar apenas 10 pontos, o MVP da temporada já acumulava oito assistências e seis rebotes.

Com o começo da segunda metade da partida, coube às estrelas assumirem a responsabilidade do jogo. Durant e Westbrook, pelo Thunder, e LeBron e Wade pelo Heat, praticamente monopolizaram as definições ofensivas. A exceção era o armador Mario Chalmers.

O armador do Heat, que estava fazendo uma série bastante discreta, cresceu no terceiro e quarto período, anotando 19 pontos. Se no ataque Chalmers ia bem, na defesa ele não conseguiu parar as infiltrações de Westbrook, que neste momento era o melhor do Thunder.

Com cinco minutos para o fim do último quarto, um lance assustou a torcida do Heat: LeBron tentou infiltrar, tropeçou e sentiu cãimbras na perna direita. O ala teve de sair carregado, mas retornou alguns minutos depois e no primeiro arremesso acertou uma bola de três, que acendeu a torcida a dois minutos do fim.

Com o Thunder perdendo por três pontos, Westbrook cometeu o grande erro da partida e fez uma falta desnecessária no final da posse de bola do Heat, ampliando a diferença para cinco pontos a menos de um minuto do fim. Coube ao Heat administrar a vantagem e garantir a vitória. Ironicamente, o armador que fez sua melhor partida de playoffs na carreira ao anotar 43 pontos, saiu de quadra como vilão da derrota do Thunder.

PERSONAGENS DA PARTIDA

Em alta: LeBron James. Apesar de deixar a quadra machucado, o astro se aproximou de um triplo-duplo ao anotar 26 pontos, 12 assistências e nove rebotes.Em baixa: James Harden. Eleito o melhor reserva da temporada, o ala do Thunder não justificou o prêmio e anotou somente oito pontos.
Em alta: Russell Westbrook. O armador do Oklahoma City Thunder chamou a responsabilidade no quarto período e terminou com 43 pontos.Em baixa: Derek Fisher. O armador reserva do Thunder costuma acertar suas bolas de três, mas não conseguiu nenhum ponto no jogo.

DUELO DE ARMADORES TEM ASTRO CESTINHA, JOVEM EFICIENTE E FALTA BOBA

O Jogo 4 da final da NBA foi marcado por um belo duelo dos armadores titulares das duas equipes. O astro Russell Westbrook, do Oklahoma City Thunder, deixou a quadra como cestinha da partida com 43 pontos, sete rebotes e cinco assistências. O jovem Maro Chalmers, do Miami Heat, surpreendeu por chegar aos 25 pontos, além conseguir somar de três assistências e dois rebotes.

Apesar da vantagem de Westbrook, o jogo foi selado por uma falta boba do armador do Thunder em Chalmers. O atleta do Heat converteu os dois lances livres e deixou o placar fora do alcance do adversário.