Topo

LeBron supera fama de amarelão, anota triplo-duplo e lidera título do Miami Heat

Jogadores do Heat comemoram título, o segundo da equipe e primeiro de LeBron - Ronald Martinez/Getty Images/AFP
Jogadores do Heat comemoram título, o segundo da equipe e primeiro de LeBron Imagem: Ronald Martinez/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

22/06/2012 00h56

Diante do jogo mais importante de sua carreira, LeBron James brilhou como principal jogador em quadra, anotando um triplo duplo e, finalmente, vencendo seu primeiro anel na carreira. O astro do Miami Heat fez a função de garçom, reboteiro e cestinha na vitória sobre o Oklahoma City Thunder por 121 a 106. A vitória no quinto jogo nesta quinta-feira encerrou a série final da NBA em 4 a 1.

LEBRON JAMES DOMINANTE

  • 26

    pontos

    fez LeBron, cestinha do Heat na vitória. Só Durant, do Thunder, que anotou 32, o superou na partida.

  • 13

    assistências

    distribuiu LeBron, que acabou como o 'garçom' do jogo

  • 11

    rebotes

    coletou LeBron, que empatou com o adversário Durant como o melhor do jogo neste fundamento

Depois de perder duas finais (com o Cleveland Cavaliers, em 2007, e com o Heat, em 2011) e receber inúmeras críticas de que não é um jogador decisivo, LeBron respondeu em alto estilo e na partida mais importante da carreira o ala foi determinante para a conquista do segundo título da história Heat.

O MVP da temporada anotou 26 pontos, distribuiu 13 assistências e agarrou 11 rebotes para liderar o time como “garçom”, cestinha e principal reboteiro, conquistando seu primeiro anel de campeão da NBA, depois de nove temporadas na liga. Em um jogo quase perfeito, a equipe da Flórida foi além da atuação de suas estrelas e contou com seis jogadores anotando mais dez pontos.

”Este momento significa tudo para mim. Foi uma decisão difícil de deixar Cleveland, mas eu entendi a que vir para Miami era meu futuro. Este é um sonho que se torna realidade para mim”, afirmou o MVP das finais à ESPN após o jogo, em referência à polêmica decisão de deixar os Cavaliers, há duas temporadas.

Com o título em jogo pela primeira vez na série, as duas equipes começaram o primeiro quarto nervosas, cometendo erros e com baixo aproveitamento nos arremessos. A solução foi tentar arremessos mais próximos, do garrafão, bandejas e lances livres. Nos primeiros minutos do jogo, Russel Westbrook já tinha 11 pontos, sendo sete deles da linha do lance livre.

No decorrer do jogo, as equipes se acalmaram e prevaleceu a defesa intensa do Miami Heat sobre o ataque dos visitantes, que permitiu ai tome da Flórida abrir uma boa margem no palcar ao final do primeiro tempo: 59 a 49.

Não bastasse isso, o Heat mais uma vez contou com um “elemento surpresa” do banco de reservas. Assim como Shane Battier e Mario Chalmers em jogos anteriores, dessa vez foi Mike Miller quem colaborou com as estrelas da equipe. O ala acertou as suas quatro tentativas de três pontos, contribuindo 12 pontos no primeiro tempo.

A partida foi decidida, contudo, no terceiro período. Diante da apatia ofensiva do Thunder, os anfitriões transformaram os erros do adversário em pontos e movimentaram bem a bola no ataque. O placar do período foi 36 a 22, permitindo uma vantagem de 24 pontos no início do quarto período.

Fragilizado, o Thunder não esboçou reação em qualquer momento do último período, permitindo inclusive que os reservas entrassem em quadra para administrar os últimos minutos da vitória por 121 a 106.

MELHORES E PIORES DO QUINTO JOGO DA FINAL

Em alta: LeBron James; o ala anotou um triplo-duplo no jogo mais importante de sua carreira e envolvendo o time com 13 assistênciasEm baixa: Russel Westbrook; anotou 19 pontos, mas a um custo alto. Foram 20 tiros de quadra e quatro acertos durante os 43 min. em quadra.
Em alta: Mike Miller; foi o elemento surpresa do banco de reserva.Preciso do perímetro, Miller anotou sete bolas de três, terminando o jogo com 23 pontos.Em baixa: pivôs do Thunder; somados,  Perkins e Ibaka pegaram oito rebotes e fizeram 11 pontos. Bosh, sozinho, teve 24 pontos e sete rebotes.

COADJUVANTE DO HEAT OFUSCA ASTRO DO THUNDER

O jogo que deu o título ao Miami Heat teve um personagem que estava apagado na série, mas que apareceu para ajudar sua equipe a sagrar-se campeã. O ala-armador Mike Miller, que havia somado apenas oito pontos nos quatro primeiros jogos do confronto contra o Oklahoma City Thunder, conseguiu 23 na quinta partida, acertando sete dos oito arremessos de três pontos que tentou.

O desempenho foi melhor do que o de Russell Westbrook, astro do Thunder. O armador acertou só quatro dos 20 tiros de quadra que tentou, terminando o embate com 19 pontos.