Topo

Abertura da NBA tem astro bravo em derrota para o Heat, brilho de Varejão e brasileiros barrados

Allen conversa com seu ex-técnico Doc Rivers, dos Celtics; astro do Heat venceu duelo - Andrew Innerarity/Reuters
Allen conversa com seu ex-técnico Doc Rivers, dos Celtics; astro do Heat venceu duelo Imagem: Andrew Innerarity/Reuters

Do UOL, em São Paulo

30/10/2012 23h25

Nesta terça-feira, o Miami Heat, atual campeão da NBA, estreou com vitória na temporada 2012/2013. Em casa, poucos minutos após receber os anéis pelo título, a franquia da Flórida venceu o Boston Celtics por 120 a 107. O duelo entre os rivais do Leste foi apimentado após o astro Kevin Garnett, dos visitantes, se negar a cumprimentar o ex-companheiro de equipe Ray Allen.

Os Celtics estão entre os principais rivais do Heat desde que LeBron James passou a atuar pela franquia da Flórida, em 2011. A partir dali, as equipes se enfrentaram duas vezes pelos playoffs, e o time de Miami levou a melhor nas duas: na final do Leste na última temporada e na semifinal um ano antes.

A rivalidade ganhou um novo capítulo quando Allen trocou os Celtics pelo Heat. O ala-armador, nas últimas semanas, trocou farpas com Doc Rivers, técnico adversário, que chegou a dizer que gostaria de ver seus adversários “odiando” a franquia de Miami.

Após o pequeno incidente, os Celtics fizeram valer sua fama de time “casca grossa” e, no quarto período chegaram a cortar a diferença, que chegou aos 17 pontos, para quatro. Na parcial decisiva, LeBron, com dores musculares, foi poupado.

Mesmo sem o astro, o Heat contou com bela atuação de Dwyane Wade, que deixou a quadra com 29 pontos, quatro assistências e três rebotes, para vencer. Mesmo tendo atuado por apenas 28:52 minutos, LeBron conseguiu um duplo-duplo: 26 pontos e dez rebotes.

Do lado dos Celtics, o destaque foi o ala Paul Pierce, que conseguiu 23 pontos, cinco rebotes e cinco assistências na derrota de seu time.

VAREJÃO BATE RECORDE E LEANDRINHO BRILHA; NENÊ E MELO NÃO JOGAM

  • Mark Duncan/AP

    Entre os brasileiros que entraram em quadra nesta terça-feira, o grande destaque foi Anderson Varejão (foto), que atuou em uma partida oficial de NBA pela primeira vez desde fevereiro, quando sofreu uma lesão na mão direita. Na vitória por 94 a 84 de seu time, o Cleveland Cavaliers, sobre o Washington Wizards, o brasileiro conseguiu 23 rebotes, estabelecendo um novo recorde pessoal em sua carreira na liga americana, além de nove pontos, nove assistências e dois tocos.

    Se Varejão brilhou, Nenê e Fab Melo não tiveram a mesma sorte. O primeiro segue afastado dos Wizards por conta de dores no pé esquerdo, enquanto o segundo não foi relacionado para o jogo dos Celtics por opção do técnico Doc Rivers.

    Leandrinho, por outro lado, atuou pelo time de Boston. O brasileiro exerceu a função de armador reserva, atuando nos minutos de descanso de Rajon Rondo, e deixou a quadra com 16 pontos, todos anotados no quarto período, quando atuou como ala-armador.

LAKERS PERDEM PARA OS MAVS E PEDEM TEMPO PARA CONSEGUIR BRILHAR

Após oito derrotas na pré-temporada, o Los Angeles Lakers voltou a decepcionar na abertura da temporada da NBA. Ainda sem vencer com seu ‘super-time’, o time da Califórnia perdeu em casa para o Dallas Mavericks por 99 a 91, nesta terça-feira, e viu seus astros pedirem um tempo maior para que possam corresponder às expectativas.

“Não é uma desculpa, mas isto [bom desempenho] virá com o tempo. Não tivemos a oportunidade de realmente jogarmos juntos como queremos, mas vamos fazer isso. Vamos jogar melhor”, disse o pivô Dwight Howard, principal contratação da franquia para esta temporada.

Os Lakers sofreram com problemas de lesão durante a fase preparatória, na qual acumularam oito derrotas e tiveram o pior desempenho de sua história. Howard e Kobe Bryant praticamente não jogaram, o que comprometeu o entrosamento da equipe para o início desta temporada.