Topo

Fiba cria eliminatórias e aumenta número de participantes do Mundial de basquete

Patrick Baumann, secretário-geral da Fiba, foi um dos defensores das mudanças - Divulgação/Fiba.com
Patrick Baumann, secretário-geral da Fiba, foi um dos defensores das mudanças Imagem: Divulgação/Fiba.com

Do UOL, em São Paulo

11/11/2012 11h09

A Fiba anunciou neste domingo mudanças para a Copa do Mundo de basquete. O torneio terá seu números de participantes ampliado para 32 seleções, que se classificarão através da disputa de eliminatórias regionais, em jogos de ida e volta.

Até então, o Mundial de basquete era disputado por apenas 24 equipes, que garantiam vaga na competição através campeonatos continentais, como a Copa América e a Eurobasket. O objetivo da entidade é aumentar a quantidade de jogos entre seleções pelo mundo.

“O formado ida e volta trará aos fãs de 140 país a chance de ver suas seleções nacionais jogando regularmente. Serão mais de 1.200 jogos realizados em um ciclo de quatro anos”, disse a Fiba através de um comunicado.

O período de eliminatórias terá a duração de dois anos, com seis ‘janelas’ de jogos programadas para novembro de 2017, fevereiro, junho, setembro e novembro de 2018, e fevereiro de 2019. As seleções serão separadas em Divisões A e B, com grupos de três ou quatro times e critérios de acesso e rebaixamento.

A medida, porém, promete trazer polêmica por causa da liberação dos atletas para a disputa das eliminatórias. Isto porque os principais campeonatos de clubes do mundo, como NBA e Euroliga, estarão em disputa durante parte das datas pré-selecionadas pela Fiba.

“As seleções nacionais são a locomotiva do basquete em cada país. Precisamos proteger e reforçar este papel. Ao mesmo tempo, os clubes investem diariamente em nosso esporte e esse investimento precisa de respeito e proteção”, disse o secretário-geral da Fiba, Patrick Baumann. “Portanto, em casa país, é de responsabilidade conjunta de clubes, ligas e federações cooperar para o sucesso dos campeonatos nacionais e das seleções neste novo sistema integrado”.

As novas determinações só serão colocadas em prática em 2017, não afetando a disputa do Mundial de 2014, na Espanha. A Fiba também transferiu a edição seguinte do torneio de 2018 para 2019, para que a competição não ocorra mais no mesmo ano em que acontecem as Copas do Mundo de futebol.