Topo

Varejão é internado com coágulo no pulmão e está fora do restante da temporada da NBA

Anderson Varejão está internado em Cleveland para o tratamento de embolia pulmonar - Reprodução/Twitter
Anderson Varejão está internado em Cleveland para o tratamento de embolia pulmonar Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

21/01/2013 14h31

O Cleveland Cavaliers anunciou nesta segunda-feira que o brasileiro Anderson Varejão está internado para o tratamento de um coágulo no pulmão direito. De acordo com a franquia, o jogador deve permanecer sob tratamento e observação nos próximos dias, ainda sem previsão de alta, e está fora do restante da temporada 2012-13 da NBA.

"Conversei com os médicos e me passaram calma, me deixaram tranquilos. O tratamento não é complicado, nem doloroso, vou me recuperar bem e estar 100% em algumas semanas", disse Varejão, em um comunicado. "Estava chateado por ter que passar pela cirurgia, perder parte da temporada, e fiquei triste com essa notícia. Soube há alguns dias e não esperava".

Varejão está internado na Cleveland Clinic desde a última quinta-feira. Após a realização de exames, ficou constatada a existência de um coágulo na parte inferior de seu pulmão direito, configurando um quadro de embolia pulmonar. O tratamento, à base de anticoagulantes, deve ser administrado no jogador pelos próximos três meses.

"É ruim ficar de fora, muito ruim quando é por motivos assim, como lesão ou algum problema médico. Mas quero enxergar o lado bom, que vou ficar bem logo. Tenho recebido muito carinho da minha família, dos meus amigos e dos fãs, que estão sempre mandando mensagens e isso me ajuda muito a superar os problemas", comentou o ala-pivô.

Anderson Varejão já estava afastado das quadras desde dezembro de 2012, por causa de uma lesão no músculo do quadríceps da perna direita. O jogador foi submetido a uma cirurgia para a correção do problema e esperava retornar aos Cavaliers antes do término da fase regular desta temporada.

Esta é a terceira temporada consecutiva que Varejão fica afastado por causa de problemas físicos. Em 2012, o brasileiro perdeu 41 jogos ao sofrer uma fratura na mão. Dois anos atrás, rompeu ligamento do tornozelo e ficou de fora de 51 jogos da fase regular.

O novo afastamento do brasileiro ocorreu em seu melhor momento em nove anos atuando na liga norte-americana. Líder das estatísticas de rebotes da NBA, Varejão era considerado nome certo para participar do All-Star Game e vinha comandando os Cavs dentro de quadra com médias de 14,1 pontos e 14,4 rebotes por jogo.

“É evidente que a saúde de nossos jogadores é nossa principal preocupação e estamos muito chateados por Anderson e sua família”, disse o gerente geral dos Cavaliers, Chris Grant. “Sabemos o competidor que ele é e o quanto queria estar em quadra ajudando seus companheiros. Neste meio tempo, ele tem todo o nosso apoio e estamos ansiosos para recebê-lo de volta quando estiver recuperado”.