Topo

Técnico da conquista histórica do Pan-87, Ary Vidal morre aos 77 anos

Ary Vidal, ex-técnico da seleção brasileira de basquete - Divulgação
Ary Vidal, ex-técnico da seleção brasileira de basquete Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/01/2013 16h53

Ex-treinador da seleção brasileira de basquete, Ary Vidal morreu nesta segunda-feira vítima de insuficiência cardíaca e renal. Comandante do time nacional na conquista histórica do Pan-Americano de 1987, o treinador de 77 anos estava internado desde outubro no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro. O enterro será realizado nesta terça-feira, no cemitério do Caju, às 11h.

Ary Vidal iniciou sua carreira ao lado da quadra como assistente de Togo Renan Soares, o Kanela, técnico bicampeão mundial com a seleção brasileira. Como treinador, iniciou sua carreira no Tijuca em 1959 e comandou 13 clubes, sendo campeão brasileiro com o Corinthians-RS em 1994.

Foi pela seleção brasileira, porém, que Vidal obteve as maiores conquistas da carreira. Comandando uma talentosa geração que contava com Oscar e Marcel, levou o time nacional à medalha de ouro do Pan-Americano de Indianápolis-1987, derrotando os Estados Unidos na final. Formada por universitários, a equipe norte-americana contava com atletas que brilhariam na NBA nos anos seguintes, como o pivô David Robinson.

Vidal também comandou o Brasil na conquista da medalha de bronze no Mundial de 1978, o último pódio do país na competição. Na edição seguinte, em 1986, ficou em quarto lugar. Ao todo foram 16 torneios com a seleção, com 92 vitórias e 29 derrotas em 121 jogos, e participações nas Olimpíadas de Seul-1988 (quinto lugar) e Atlanta-1996 (sexto).

O treinador também teve uma passagem pela seleção brasileira feminina na década de 60. Foram duas competições oficiais, com oito vitórias e três derrotas. Sagrou-se campeão sul-americano em 1965 e ficou em oitavo lugar no Mundial de 1967.

Com a saúde debilitada após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), o ex-treinador trabalhava na diretoria de basquete do Flamengo desde 2009. Vidal também foi o autor do livro ‘Basquetebol para vencedores’, lançado em 1991, que fala sobre técnicas e táticas do basquete. Em 2012, recebeu homenagem da Liga Nacional de Basquete (LNB) e passou a dar nome ao troféu de melhor técnico da temporada do NBB.

Sem Oscar, heróis de 87 festejam zebra que ‘mudou’ basquete