Topo

Ala do Bauru vai de Batman a Darth Vader e leva o bi nas enterradas do NBB

Daniel Neves

Do UOL, em Brasília*

01/03/2013 22h43

O ala Gui Deodato levou para quadra seu lado showman e sagrou-se bicampeão do concurso de enterradas do Novo Basquete Brasil (NBB), em evento realizado nesta sexta-feira, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Abusando da irreverência, o jogador do Bauru apostou nas fantasias para levantar o público e ficar mais uma vez com o título.

Em um torneio marcado por cravadas de pouca criatividade e muitos erros dos atletas, salvou-se a irreverência de Deodato. Após usar a capa do personagem Batman em 2012, o ala do Bauru repetiu a dose nesta edição e ainda inovou ao enterrar fantasiado de Darth Vader, famoso vilão do filme Guerra nas Estrelas.

“Estava enxergando embaçado [com a máscara]. O vidro é muito escuro e amarelo, dava para ver pouco. Tanto que fiquei com medo de errar e fiz o movimento mais curto, só colocando lá dentro para acertar de primeira”, comentou Deodato.

O juri formado pelos jornalistas Bruno Laurence e Robby Porto, pelos ex-jogadores Pipoka e Carioquinha, e pela cantora vencedora do reality show The Voice Brasil, Ellen Oléria, foi responsável por dar as notas aos competidores do concurso de enterradas, que teve Deodato e Danilo Fuzaro se classificando para a final empatados por 49 pontos.

Na decisão, Fuzaro não conseguiu executar sua primeira manobra e facilitou as coisas para Deodato, que passou a bola pelas costas antes de cravar. Em seguida, o jogador do Bauru sacramentou o título ao completar sua enterrada fantasiado de Darth Vader.

“Esse campeonato não foi mais difícil [que o de 2012] porque o Danilo, que chegou na final comigo, tentou uma enterrada muito difícil e, se acertasse, me derrubaria com certeza. Já tinha quebrado a minha sequência se acertasse. Mas ele errou e só tive que colocar a bola e fazer minha parte teatral”, disse Deodato.

Penna é tricampeão de Habilidades

Fernando Penna se manteve absoluto no Desafio de Habilidades do NBB. Pelo terceiro ano consecutivo, o armador do Pinheiros sobrou na competição e venceu com facilidade ao zerar o percurso na decisão em 23s4.

Último a se apresentar nas eliminatórias, Penna foi o mais rápido ao completar o circuito em 24s8. Gustavinho, do Mogi, desbancou favoritos e também avançou à final com o tempo de 26s5. A grande decepção foi o favorito Fúlvio, que terminou apenas em quinto.

Na decisão, o armador do Pinheiros contou com os vários tropeços do adversário. Gustavinho se atrapalhou no passe de peito, no chute de três e conseguiu errar a bandeja final. Tranquilo, Penna passou pelo circuito sem problemas para garantir o tricampeonato.

Já o Torneio de Arremessos de três pontos ganhou um novo campeão. Em uma final equilibrada, Matheus Dalla, do Limeira, superou o xará Matheus, do Basquete Cearense no desempate por 19 a 13.

* Viajou a convite da Liga Nacional de Basquete