Topo

Armador se torna o primeiro com esclerose múltipla a chegar à NBA ao assinar com os Mavericks

Dirk Nowitzki e seu Dallas Mavericks se tonarão o 1° time a ter um jogador com esclerose múltipla na NBA - REUTERS/Mike Segar
Dirk Nowitzki e seu Dallas Mavericks se tonarão o 1° time a ter um jogador com esclerose múltipla na NBA Imagem: REUTERS/Mike Segar

Do UOL, em São Paulo

14/03/2013 13h14

O armador Chris Wright, 23 anos, assinou na última quarta-feira um contrato de 10 dias com o Dallas Mavericks e quebrou uma barreira: se tornou o primeiro jogador com esclerose múltipla a fazer parte de um elenco da NBA. Ele atuava na D-League, a liga de desenvolvimento da NBA.

Wright teve a doença detectada quando atuava no basquete da Turquia, em 2012. A esclerose múltipla é uma doença que compromete o funcionamento do sistema nervoso. Ela faz com que a pessoa tenha surtos representados por fraqueza, formigamento nas pernas, perda visual e tremores.

Mesmo assim, Wright luta contra a doença e consegue se manter ativo como jogador, sendo recompensado com esse novo passo na carreira. Quando teve o problema diagnostica na Europa, médicos disseram que ele teria que parar de jogar.

Com todas as dificuldades, foi aceito na liga de desenvolvimento para a atual temporada e acabou se tornando um All-Star: com média de 15,5 pontos, sete assistências e 4,3 rebotes pelo Iowa Energy, foi chamado para participar do jogo das estrelas da liga.

“É uma bênção. Tem sido um grande mês para mim”, declarou o jogador. A esclerose múltipla não tem cura. Nada impede do armador sofrer um surto em meio a um jogo, por exemplo, apesar de todo o tratamento para minimizar os efeitos da doença.