Topo

Zanon dará nova chance a Iziane e pede união na seleção feminina

Zanon afirmou que Iziane deve ser convocada para os próximos compromissos da seleção feminina - Divulgação/CBB
Zanon afirmou que Iziane deve ser convocada para os próximos compromissos da seleção feminina Imagem: Divulgação/CBB

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 16h11

Passar uma borracha nos problemas do passado e juntar forças para tirar o basquete feminino do buraco. Este é o discurso do técnico Luiz Augusto Zanon, que assume a seleção brasileira em um momento de crise da modalidade, acena com um discurso conciliatório e promete dar uma nova chance à polêmica ala Iziane.

“Comigo é um ciclo novo, um momento novo. Está valendo de hoje para o futuro. Não tenho nada com ninguém, só quero dar minha contribuição com as melhores jogadoras em prol da seleção brasileira”, disse Zanon, em entrevista ao Arena Sportv. “Nem conheço o passado. Estou aqui convidado pelo Carlinhos [Nunes] e pelo Vanderlei para fazer meu trabalho”.

Iziane acumulou polêmicas com todos os treinadores que passaram recentemente pela seleção brasileira. A última delas foi o corte da delegação às vésperas das Olimpíadas de Londres-2012 por levar um namorado à concentração.

A experiente ala, porém, está na lista de jogadoras que receberão uma atenção especial de Zanon. O treinador anunciou que pretende ligar para as atletas mais experientes do time nacional, buscando passar a importância da união do grupo em prol da modalidade e formar uma base que dê suporte à entrada de novos talentos na seleção.

Os técnicos que trabalham no basquete feminino nacional também estão na mira de Zanon. O novo comandante da seleção pretende trabalhar em parceria com os colegas, que foram duramente criticados pela ex-diretora da seleção feminina Hortência em diversos momentos da gestão anterior.

“Vou ligar pessoalmente para cada técnico que esteve na LBF, se puder vou tomar um café. Eles vivem o dia a dia e pode fornecer os dados [sobre as jogadoras]. Acho que isso nunca foi feito. Aqui é uma seleção nacional, temos que melhorar sempre”, afirmou o treinador.

Zanon havia sido chamado anteriormente para assumir a seleção feminina, durante a gestão de Hortência, e recusou o convite. O treinador, porém, negou que sua contratação nesta oportunidade esteja ligada à saída da ex-jogadora da função de dirigente.

“A saída dela é uma coisa interna, do presidente. Agora é um novo ciclo, com autonomia ao Vanderlei para trabalhar com ambas as seleções. Estou em busca de todas as pessoas que possam contribuir para que possamos fazer um melhor trabalho lá. Elas [Hortência e Paula] são duas amigas. O planejamento que temos para este ano foi todo feito pela Hortência”, comentou Zanon.