• ENTRE
Topo

Maiores campeões da NBA, Lakers e Celtics precisam de milagre para evitar vexame

Do UOL, em São Paulo

27/04/2013 08h42

O mês de março e o começo de abril foram de superação para o Los Angeles Lakers: precisando vencer uma improvável sequência de jogos e ainda contar com derrotas dos concorrentes, além de ter que lutar contra lesões - a principal, de Kobe Bryant, que o tirou do basquete pelos próximos seis meses - a equipe conseguiu de alguma maneira se classificar para os playoffs. Com a vaga, parece que "o que vier é lucro". Porque a equipe perdeu novamente na noite desta sexta-feira, por vexatórios 120 a 89, e viu o San Antonio Spurs abrir 3 a 0 na série.

Já o Boston Celtics teve que superar uma série de lesões durante a temporada: Rajon Rondo foi o primeiro, ao romper o ligamento cruzado do joelho direito, seguido de Leandrinho, que também se contundiu no joelho. Além disso, o problema da idade: Kevin Garnett e Paul Pierce, os astros da franquia, não são mais jovens. Mesmo assim, a esperança era de que a "camisa pesasse" nos playoffs. Não aconteceu até agora: nesta sexta, os Celtics perderam o terceiro jogo seguido para o New York Knicks, que só precisa de mais uma vitória para tirar os verdes de Boston: 90 a 76.

Continua após publicidade

Os Lakers possuem 16 títulos da principal liga de basquete do mundo, logo atrás dos maiores vencedores, os Celtics, que têm 17. E, para os maiores campões da história da NBA evitarem vexames logo na primeira rodada dos playoffs, só um milagre: nenhuma franquia, na história da liga, virou uma série após sair perdendo por 3 a 0.

Se nenhuma das franquias conseguir a proeza, será a primeira vez desde 2007 que nem uma nem outra estará na segunda rodada dos playoffs.

BLOG DO BALA: PERÍODO DE VACAS MAGRAS DE VOLTA?

  • Caso Lakers e Boston sejam eliminados (bem provável, né), esta será a primeira vez desde 2007 que os dois times mais tradicionais da NBA ficarão, juntos, de fora da segunda rodada dos playoffs da liga. Naquele ano, os angelinos perderam de 4-1 para o Phoenix Suns (de Mike D’Antoni e Steve Nash, agora em Los Angeles), e os Celtics venceram apenas 24 jogos, ficando obviamente de fora da pós-temporada (foi o ano anterior ao título). Na verdade, aquele foi um período de vagas magras, quase raquíticas, da dupla que mais títulos levantou na NBA (são 33 canecos somados, “só” isso): entre 2004-2005 e 2006-2007 nem Lakers nem Boston conseguiram ganhar uma série de playoff sequer, sendo que em um ano os angelinos não foram aos playoffs e em dois os verdes é que não estiveram por lá.

LAKERS TÊM PIOR DERROTA EM CASA E ÍDOLO DIZ: "DESISTAM"

  • Os Spurs acertaram incríveis 62% de seus arremessos. Tony Parker anotou 20 pontos e deu sete assistências. Tim Duncan fez 26 pontos e pegou nove rebotes. O resultado? A diferença acabou em 31 pontos, a pior derrota dos Lakers em casa na história dos playoffs. Os Spurs fizeram 120 a 89, abriram 3 a 0 na série e afundaram ainda mais a equipe de Los Angeles, que ainda recebeu mais uma “cornetada”: se Kobe Bryant está proibido de escrever no Twitter durante os jogos, Magic Johnson não. Para o astro, o melhor jogador da história da franquia, os torcedores devem “desistir” da equipe neste ano. ““Nação Lakers: Com Steve Nash e Steve Blake lesionados, não há nenhuma chance dos Lakers vencerem a série”, escreveu. "As lesões nos assassinaram", completou Pau Gasol.

CELTICS TÊM NOVA ATUAÇÃO PÍFIA NO ATAQUE E KNICKS ABREM 3 a 0

  • Os Celtics contavam com a emoção: a torcida usava camisas com a mensagem “Boston Strong”, para homenagear as vítimas do atentado na Maratona da cidade e mostrar o orgulho local. Mas nem isso adiantou. A equipe anotou apenas 31 pontos no primeiro tempo, viu Carmelo Anthony ser o cestinha com 26 pontos e sucumbiu ao New York Knicks pela terceira vez na série. JR Smith e Raymond Felton fizeram 15 pontos cada e contribuíram na vitória por 90 a 76. Pelos Celtics, apenas Jeff Green conseguiu bons números: 21 pontos e nove rebotes.

JR SMITH DÁ COTOVELADA EM JASON TERRY E É EXPULSO

  • Mas nem tudo foram flores para a franquia de Nova York. Eleito melhor reserva da temporada, JR Smith exagerou em jogada contra Jason Terry: perdeu a cabeça e desferiu uma cotovelada no rosto do rival, já no último quarto da partida, com o jogo praticamente definido. O lance sem sentido acabou criano um princípio de confusão, em que Terry teve que ser segurado pelo técnico Doc Rivers para não partir para a briga. Smith foi expulso.

COM TORCIDA BARULHENTA, WARRIORS VIRAM SÉRIE

  • A torcida mais barulhenta da NBA esperou seis anos para poder acompanhar sua equipe em um jogo de playoffs novamente, e a espera valeu a pena: com um lance-livre faltando três segundos, o Golden State Warrios conseguiu vencer o Denver Nuggets por 110 a 108, após um arremesso do meio da quadra de Andre Iguodala bater no aro e sair no último segundo. A torcida dos Warriors é conhecida por vestir amarelo e gritar tanto durante as partidas a ponto e provocar dores de cabeça a quem está no ginásio. Para felicidade dela, Stephen Curry novamente foi o craque do time e, com 29 pontos e 11 assistências, liderou a franquia a abrir 2 a 1 na série.

SÁBADO TEM OKC DESFALCADO DE ASTRO E BULLS PODENDO ABRIR 3 a 1

  • A rodada deste sábado dos playoffs terá uma novidade: pela primeira vez na carreira, Russell Westbrook ficará fora de um jogo da NBA. O jogador lesionou o joelho durante a últma partida entre Oklahoma City Thunder e Houston Rockets, terá que operar e não jogará mais nessa temporada. Com o desfalque de um de seus astros, o Thunder tentará abrir 3 a 0 na série. Também na conferência oeste, o Memphis Grizzlies joga em casa para empatar a série contra o Los Angeles Clippers. Já no leste, os Bulls jogam em casa para mostrar que defesa e raça podem significar vitórias no basquete, mesmo quando o ataque deixa a desejar: podem abrir 3 a 1 contra os Nets. Na outra partida, os Pacers tentam defender a vantagem de 2 a 0 contra o Atlanta Hawks.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade