Topo

Estrela da NBA reprova anúncio de jogador que assumiu ser gay

Do UOL, em São Paulo

30/04/2013 10h54

Apesar de até o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ter apoiado o anúncio de Jason Collins, primeiro jogador das grandes ligas americanas a assumir ser gay enquanto ainda atleta profissional, nem todo mundo se posicionou desta maneira. Uma estrela da NBA revelou, de forma anônima, que não é a favor da homossexualidade.

O jornalista Marc Spears, do Yahoo no EUA, reportou que conversou com jogadores da liga americana de basquete e que um famoso jogador optou por não comentar publicamente o caso. De forma anônima, o jogador, que é colocado como uma "estrela" da liga pelo jornalista, disse que  "preferia ficar quieto sobre o anúncio". "Elogio sua coragem, mas minha fé me ensina o contrário", declarou o atleta.

Se este jogador preferiu não revelar seu nome, outros criticaram a história de forma aberta. Mike Wallace, jogador do Miami Dolphins, equipe da NFL, a liga profissional de futebol americano, escreveu em seu Twitter uma série de críticas a Collins. “Todas essas mulheres lindas no mundo e alguns caras querem mexer com outros homens...”, declarou.

Outros foram mais diretos, como Chris Broussard, comentarista de NBA no canal de televisão ESPN. Ele criticou Jason Collins durante uma transmissão ao vivo. “Ser gay é uma rebelião aberta a Deus e Jesus Cristo”, disse Broussard.

Um dos primeiros a se manifestar a favor do atleta foi Barack Obama. O presidente dos Estados Unidos ligou para Collins para demonstrar apoio e dizer ficou impressionado com a coragem demonstrada pelo jogador do Washington Wizards.

Em seguida, o ex-presidente Bill Clinton utilizou sua conta oficial no Twitter para apoiar a decisão de Collins e divulgar um comunicado a favor da causa gay. "Eu espero que todos, principalmente os companheiros de Jason na NBA, a mídia e os fãs, apoiem e demonstrem o respeito que ele merece", dizia parte do texto assinado por Bill Clinton.

Entre astros da NBA, Kobe Bryant também apoiou o companheiro: "Orgulhoso de Jason Collins. Não se sufoque por conta da ignorância dos outros", tuitou Bryant.

Medo de perder vaga na NBA

  • Após o anúncio, Collins, primeiro atleta ainda em atividade a assumir ser homossexual em um dos quatro grandes campeonatos dos Estados Unidos, afirmou não saber qual será o seu futuro como jogador da NBA e se a liga vai aceita-lo normalmente. Mas a orientação sexual do pivô não deve ser um problema. Rapidamente, o presidente do Washington Wizards, Ernie Grunfeld, divulgou um texto para elogiar o seu comandado.

    “Estamos orgulhosos de Jason e apoiamos sua decisão de viver abertamente. Ele tem sido um líder dentro e fora das quadras e um excelente companheiro de equipe ao longo de sua carreira. Estas qualidades vão acompanhá-lo como um jogador e como um modelo positivo para todos, de todas as orientações sexuais”, afirmou.

    A situação de Collins pode ficar complicada por outro fator. A partir de julho, o jogador ficará sem contrato com nenhuma franquia. De acordo com um levantamento feito pela imprensa norte-americana, de 14 times procurados em sigilo, seis esperam que o jogador consiga assinar com alguma equipe e jogar sua 14ª temporada na liga, mesmo após assumir a homossexualidade. No entanto, algumas organizações explicaram que a idade do jogador, 34 anos, pode ser um fator decisivo para que nenhum time demonstre interesse em sua contratação.

    Collins, que nesta temporada defendeu Boston Celtics e Washington Wizards, está na NBA desde a temporada 2011-02 e possui médias de 3.6 pontos por jogo e 3.8 rebotes.