Topo

Jogador da NBA que assumiu ser gay espera que mais atletas revelem homossexualidade

Das agências internacionais

De Washington (Estados Unidos)

30/04/2013 12h01

O pivô Jason Collins, que disputou a atual temporada da NBA por Boston Celtics e, depois, pelo Washington Wizards, revelou que é gay em entrevista divulgada na última segunda-feira. Nesta terça, uma nova declaração se tornou pública: a de que ele espera que mais atletas revelem sua homossexualidade.

“Espero ter inspirado outros atletas profissionais a revelaram sua orientação sexual também”, declarou o jogador ao canal de televisão ABC; Collins se tornou o primeiro atleta de ligas profissionais dos EUA a se assumir gay.

Segundo ele, a revelação “tirou um peso de suas costas”. “Sou muito bom em me fingir de macho”, brincou Collins durante a entrevista. O irmão de Jason, Jarron, disse que “nunca esteve mais orgulhoso” de seu familiar.

“Só sei que agora me sinto mais feliz sobre minha vida”, disse. “Já havia dito a meus amigos e familiares, mas decidi contar ao público em meus próprios termos”, completou o jogador.

Ele declarou que não acha que terá dificuldades em achar uma nova equipe para a próxima temporada da NBA já que seu contrato com os Wizards se encerrou. “A NBA é como uma irmandade. E estou sentindo que vamos todos nos apoiar dentro e fora de quadra”, finalizou.

Entre astros da NBA, Kobe Bryant  apoiou o companheiro: "Orgulhoso de Jason Collins. Não se sufoque por conta da ignorância dos outros", tuitou Bryant.

COLLINS RECEBE LIGAÇÃO DE BARACK OBAMA

  • Uma das primeiras pessoas a apoiar Collins em sua revelação foi o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Segundo o jogador, Obama foi “encorajador” em sua ligação. “Ele me deu um apoio incrível e disse que estava orgulhoso de mim. Também falou que isso não só afetaria minha vida mas também a de outros no futuro”, contou o pivô. “O número de telefone apareceu como desconhecido. Normalmente eu ignoraria a ligação, mas alguma coisa me disse para atender”, explicou.

Futuro de Collins na NBA

  • Após o anúncio, Collins, primeiro atleta ainda em atividade a assumir ser homossexual em um dos quatro grandes campeonatos dos Estados Unidos, afirmou não saber qual será o seu futuro como jogador da NBA e se a liga vai aceita-lo normalmente. Mas a orientação sexual do pivô não deve ser um problema. Rapidamente, o presidente do Washington Wizards, Ernie Grunfeld, divulgou um texto para elogiar o seu comandado.

    “Estamos orgulhosos de Jason e apoiamos sua decisão de viver abertamente. Ele tem sido um líder dentro e fora das quadras e um excelente companheiro de equipe ao longo de sua carreira. Estas qualidades vão acompanhá-lo como um jogador e como um modelo positivo para todos, de todas as orientações sexuais”, afirmou.

    A situação de Collins pode ficar complicada por outro fator. A partir de julho, o jogador ficará sem contrato com nenhuma franquia. De acordo com um levantamento feito pela imprensa norte-americana, de 14 times procurados em sigilo, seis esperam que o jogador consiga assinar com alguma equipe e jogar sua 14ª temporada na liga, mesmo após assumir a homossexualidade. No entanto, algumas organizações explicaram que a idade do jogador, 34 anos, pode ser um fator decisivo para que nenhum time demonstre interesse em sua contratação.

    Collins, que nesta temporada defendeu Boston Celtics e Washington Wizards, está na NBA desde a temporada 2001-02 e possui médias de 3.6 pontos por jogo e 3.8 rebotes.