Topo

Flu vence 'briga' com Fla e vê apoio da Globo para entrar no NBB

Fluminense participará da próxima edição do NBB e conta com o apoio da TV Globo - Divulgação/Basquete Tricolor
Fluminense participará da próxima edição do NBB e conta com o apoio da TV Globo Imagem: Divulgação/Basquete Tricolor

Renan Prates

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 12h00

Mesmo sem conquistar o direito de participar da elite do basquete brasileiro na quadra, o Fluminense passará a integrar o NBB na próxima edição. Mas a entrada do time na competição aconteceu com apoio da TV Globo e a vitória em uma briga nos bastidores com o rival Flamengo.

O UOL Esporte apurou que por motivos de rivalidade, o Flamengo não queria aceitar a entrada do Fluminense no NBB e liderou um movimento para evitar o rival no torneio. O Rubro-negro temia que o tricolor, com o investimento para jogar a competição, ameaçasse sua dinastia no basquete carioca – já são oito títulos seguidos.

Os executivos da TV Globo também apoiaram a entrada do Fluminense. A emissora se animou com a ideia de ter outro um time de camisa na competição, alavancando a audiência do Sportv. O interesse da Globo pesou na decisão de liberação do time carioca.

Desempate após 4 a 4
Para integrar a próxima edição do NBB, o Fluminense teria que contar com o apoio da maioria dos oito clubes que fazem parte do comitê executivo da Liga Nacional de Basquete (LNB), que é responsável pela organização do torneio.

Além do Flamengo, também eram contra a entrada do Fluminense as franquias de Minas, Franca e Joinville. Brasília, Uberlândia, Pinheiros e Paulistano votaram a favor. Coube, então, ao presidente da Liga, Cássio Roque, o voto de desempate que sacramentou a entrada do tricolor carioca no NBB.

Além do Fluminense, o Universo/Goiânia também conquistou a uma vaga no próximo NBB da mesma forma. O êxito nos bastidores ocorreu após ambos os times fracassarem na tentativa de classificação direta dentro de quadra.

De acordo com regulamento da última edição da competição, as vagas de acesso seriam disputadas em um quadrangular entre os dois últimos colocados da elite nacional e os dois primeiros da Supercopa Brasil, organizada pela CBB.

Goiânia ficou pelo caminho ainda na semifinal da Supercopa Brasil, conquistada pelo Fluminense. O clube carioca, porém, acabou superado por Tijuca e Macaé no torneio de acesso e viu a classificação dentro de quadra escapar.

Em comunicado oficial, a LNB defendeu a inclusão das duas equipes por 'agregarem valor ao campeonato' e citou o exemplo do Basquete Cearense, convidado para integrar a competição na temporada passada.

FÁBIO BALASSIANO OPINA SOBRE A DECISÃO DA LNB

  • O dia 5 de junho de 2013 foi uma data incrivelmente perdida pela LNB para civilizar o basquete nacional. Barrando os clubes, o recado seria claro: “Quer jogar o NBB? Ganha na quadra e será bem-vindo”. Não foi este, porém, o resultado da reunião em uma sala com ar-condicionado em São Paulo. Leia mais

Liga aprova e Flu é convidado para o NBB após falhar em quadra

  • Gilvan de Souza/LNB

    O Fluminense estará na próxima edição do NBB. Entidade que organiza a competição, a Liga Nacional de Basquete (LNB) aprovou o projeto enviado pelo clube carioca, que recebeu convite para disputar a elite nacional ao lado do Universo/Goiânia. Leia mais