Topo

Mesmo com recorde, LeBron volta ao patamar de derrota nas Finais de 2011

Do UOL, em São Paulo

07/06/2013 12h00

Na noite de quinta-feira, LeBron James deu mais um passo rumo ao Olimpo do basquete. Chegou a seu décimo triplo-duplo em playoffs, o terceiro só em finais da NBA. Em toda a história da liga profissional dos EUA, só Magic Johnson atingiu dois dígitos em três fundamentos mais vezes (8) em uma decisão. Foram 18 pontos, 18 rebotes e dez assistências.

Quem só olha para estatísticas pode achar que a partida foi quase perfeita. Longe disso. Não só o Miami Heat perdeu para o San Antonio Spurs por 92 a 88 (você pode ler o relato aqui: No "jeitinho", San Antonio vence em Miami e sai na frente nas finais da NBA), como o desempenho levou os torcedores a se lembrarem de outra versão de LeBron James, menos vencedor.

Para marcar os 18 pontos, ele só tentou 16 arremessos. Levando em conta as três finais da NBA que disputou, ele só arremessou menos na série contra o Dallas Mavericks, em 2011 – que terminou com título para o time do Texas. Contra o Oklahoma City Thunder, no ano passado, eram 21 arremessos por jogo. Em sua primeira aventura na decisão, em 2007, contra o mesmo San Antonio (e jogando pelo Cleveland Cavaliers), a média foi de 22.

O número é baixo, principalmente, se você levar em conta a importância de LeBron para a equipe nas fases decisivas. Contra os Spurs, ele abriu mão do protagonismo no ataque nos primeiros três quartos – talvez se poupando para atacar e marcar com intensidade nos 12minutos finais. O resultado foi que seus principais parceiros, Dwayne Wade e Chris Bosh, se destacaram. O primeiro fez 17 pontos em três quartos. O segundo, 11. No último período, porém, Wade zerou e Bosh fez dois pontos. Contra o Indiana, em que Bosh e Wade sofreram para produzir, LeBron foi muito mais ativo, arremessando em média 20 vezes por jogo.

  • Mike Ehrmann/Getty Images/AFP

Retrospecto do lado do Miami

Apesar da tendência de queda de LeBron, o resultado do primeiro jogo não foi assim tão ruim para o Miami Heat – pelo menos para quem acredita na história se repetindo. Desde que o ala chegou à Flórida, o Miami perdeu três vezes o primeiro jogo de uma série de playoffs. Nas três, venceu os quatro jogos seguintes.