Topo

Recuperado, astro dos Bulls diz: "Não serei mais o mesmo, serei melhor"

Derrick Rose se diz pronto para voltar às quadras após ficar mais de um ano afastado - REUTERS/Joe Skipper
Derrick Rose se diz pronto para voltar às quadras após ficar mais de um ano afastado Imagem: REUTERS/Joe Skipper

Do UOL, em São Paulo

18/07/2013 09h20

A confiança parece ter retornado a Derrick Rose. Prestes a fazer seu retorno às quadras após mais de um ano afastado devido a uma grave lesão no joelho esquerdo, o armador do Chicago Bulls se diz 100% fisicamente e confia que voltará a jogar em grande nível na próxima temporada.

“Sei que não serei o mesmo Derrick Rose, serei um jogador melhor. Meu conhecimento de jogo melhorou muito, assim como meu arremesso durante o salto. Arremessei muito durante este ano, pois como não podia jogar, ficava o tempo todo arremessando. Também estou mais forte. Não sei como foi usar isso em meu jogo, mas estou certo de que ajudará”, disse Rose, em entrevista ao jornal Marca.

Rose rompeu ligamentos de seu joelho esquerdo durante o primeiro jogo dos playoffs de 2012. Passou por uma longa recuperação física até ser liberado pelos médicos em março. Ainda assim, admitiu não estar preparado mentalmente para voltar às quadras e adiou seu retorno para a temporada seguinte.

A indefinição sobre seu retorno gerou severas críticas ao jogador durante os playoffs de 2013. Rose foi cobrado por torcedores e imprensa especializada por permanecer no banco de reservas enquanto seus companheiros sofriam na pós-temporada, alguns deles atuando sem condições físicas.

“As pessoas sempre terão uma opinião, seja qual for, e não se pode evitar que digam o que pensam. Tive que aprender a não ligar para o que as pessoas pensam de mim. Tinha que tomar a melhor decisão para mim, a decisão que faria mais feliz e com a qual teria que viver o resto de minha vida. Não queria voltar a me machucar. A NBA segue comigo ou sem mim”, afirmou o armador.

Rose apontou a rotina de treinamentos e trabalhos físicos como a parte mais difícil do período afastado das quadras. Em seu retorno, o armador mira alto, coloca o título da NBA como único objetivo a ser alcançado e confia que o Chicago Bulls terá capacidade de fazer frente a equipes repletas de astros, como Miami Heat e Brooklyn Nets.

“Claro que tenho [confiança em superar rivais]. Senão não estaria jogando basquete, jogaria tênis ou outra coisa. Em qualquer esporte tem que ter confiança de que pode vencer seu rival. Não é possível conquistar seu objetivo se tem apenas um jogador que acredita na vitória e outros 11 ou 12 que não. Se todos pensarmos o mesmo e caminharmos na mesma direção, temos uma chance”, comentou Rose.

“Só tenho um objetivo, ganhar o anel. Acredito que temos mais que uma oportunidade de ganhar o título, temos uma grande chance. No basquete, pode ter um time repleto de estrelas e não ganhar. Pode ter cinco jogadores com menos talento e sair vencedor porque joga como equipe e não tem medo de nada. Nós [Bulls] não temos medo, não importa quem seja o rival”, concluiu o jogador.

O retorno de Derrick Rose às quadras ocorrerá no Brasil. O armador já confirmou que sua primeira partida na pré-temporada será no amistoso entre Bulls e Washington Wizards, no dia 12 de outubro, no Rio de Janeiro.