Topo

Ex-armador da seleção apoia Nenê e critica Oscar: "Quer se autopromover"

Helinho resolveu entrar na polêmica entre Nenê e Oscar e criticou, no twitter, vaias a pivô do Washington - João Pires/LNB
Helinho resolveu entrar na polêmica entre Nenê e Oscar e criticou, no twitter, vaias a pivô do Washington Imagem: João Pires/LNB

Do UOL, em São Paulo

13/10/2013 14h45

As vaias da torcida brasileira a Nenê durante o primeiro jogo da NBA no Brasil, disputado sábado no Rio de Janeiro, continuam repercutindo. O ex-armador da seleção brasileira Helinho usou o twitter, na tarde deste domingo, para oferecer apoio ao pivô do Washington Wizards e ao ala-armador Leandrinho, que também foi hostilizado pela plateia quando sua imagem apareceu no telão.  

Atual jogador do Unitri/Uberlândia, Helinho aproveitou para alfinetar Oscar, que, durante a transmissão do jogo, fez duras críticas a Nenê e declarou que a torcida o estava punindo por suas ausências constantes na seleção brasileira. "Ex-ídolo do basquete brasileiro preocupado somente em se autopromover, criticou injustamente Leandrinho e Nenê...", escreveu Helinho.

"Jogadores que com méritos e para nosso orgulho conseguiram chegar a NBA... Lamentavel...", concluiu o atleta de Uberlândia. As declarações do armador não foram muito bem recebidas pelo público. A maior parte das pessoas que compartilhava seu post fazia algum tipo de crítica a sua postura. 

As vaias marcaram o primeiro jogo da NBA no Brasil e aconteceram cerca de um mês depois da fraca atuação da seleção brasileira na Copa América, em Caracas, na Venezuela. O Brasil não venceu nenhum jogo no torneio e ainda perdeu para times considerados fracos, como Jamaica e Uruguai. A competição valia classificação para o Mundial de Basquete, marcado para o ano que vem, na Espanha.

Os atletas brasileiros que atuam na NBA foram apontados como culpados pelo fracasso da seleção pelo próprio treinador, Rubén Magnano.
 
Ontem, durante a partida entre Washington Wizards e Chicago Bulls, Oscar disse que as vaias eram uma mostra de que a população brasileira também culpa Nenê e Leandrinho. "Povo entende tudo, quer que eu diga o que? Há anos que venho dizendo. Ele [Nenê] vem aqui falar de país? Que país ele tem? Sobretudo ele e o Leandrinho, não tem nem o que dizer. Vem falar de país aqui, para esse povo? O povo não esquece."