Topo

"Estou dentro e animado", diz Varejão sobre defender a seleção no Mundial

Felipe Noronha

Do UOL, em São Paulo

11/04/2014 15h31

Anderson Varejão é o principal motivo para a NBA ter escolhido o Cleveland Cavaliers para ser o rival do Miami Heat no dia 11 de outubro de 2014, quando a liga voltará ao Brasil para, pela segunda vez, realizar amistoso de pré-temporada no Rio de Janeiro. Porém, antes disso, dois pontos podem mudar o caminho de Varejão: a renovação com o Cavs (a opção para a temporada 2014/2015 é de escolha da franquia), e o Mundial, para o qual o Brasil ganhou convite.

Rubén Magnano, o técnico da seleção, afirmou em entrevista ao UOL Esporte, na última quarta-feira, que convocará as estrelas da NBA para o Mundial, mesmo "amargurado e com rancor". Varejão, então, se colocou a disposição: "Estou dentro", disse, em conferência realizada nesta sexta-feira.

"Estarei a disposição da seleção brasileira, quero jogar (o Mundial). Provavelmente conversarei como será o ano, a preparação. Eu estou dentro. Estou animado", afirmou, citando a conversa que terá com Magnano no próximo sábado - o argentino está nos EUA para conversar com os jogadores da NBA.

Se em agosto e em setembro ele deverá estar com a seleção, em outubro ainda não é certo que estará com o Cavaliers no Brasil. É que seu contrato termina ao final desta temporada, e é a franquia que escolhe se, para 2014/2015, a opção de mais um ano de contrato será mantida - se sim, ele recebe quase US$ 10 milhões por mais um ano.

Apesar disso, Varejão diz nem pensar na possibilidade de não continuar em Cleveland. A ponto de "fugir" da pergunta sobre a chance de não estar mais na equipe que vem ao Brasil em outubro. "Estou muito feliz de voltar ao Brasil com o Cavs", resume, nem citando a chance de troca ou término de contrato.

Depois, comentou a situação de forma ponderada: "Eu tenho mais um ano de contrato (opção). Não tenho controle, mas estou vivendo esse momento com o Cavaliers, provavelmente estarei aqui na pré-temporada. Nem pensei nisso (fim de contrato), não me preocupa", finalizou.

Os Cavs já estão fora dos playoffs da atual temporada.

LEBRON E A NBA NO BRASIL

Lebron e varejão -  -

Sobre o futuro jogo no país, Varejão fez questão de citar a importância na divulgação do esporte no Brasil, além de elogiar quem deve ser seu adversário no Rio: LeBron James. eles jogaram juntos no Cavaliers e, segundo o pivô, LeBron sempre perguntou sobre o Brasil.

"LeBron sempre falou muito comigo sobre o Brasil, sempre me perguntou como é lá. Grande oportunidade para ele conhecer o Brasil, jogar no Brasil. É um momento de muita alegria para mim", disse. "Aprendi muito ao jogar com o LeBron. Fora de quadra é um grande pai de família, alguém com quem você pode contar", completou - vale lembrar que LeBron também não tem contrato com o Heat para a próxima temporada. Assim, não é certeza sua vinda ao Brasil.

Sobre a propagação do esporte no país, afirmou: "É uma motivação a mais para quem gosta de basquete, para a 'molecada', isso ajuda (a fortalecer o esporte). O basquete continua sendo o segundo mais praticado no país inteiro, sempre tem gente jogando nas praças, por exemplo", opinou. 

O Mundial de basquete ocorre entre 30 de agosto e 14 de setembro. O Brasil está no Grupo A, com Egito, França, Sérvia, Espanha e Irã. Já Cleveland Cavaliers e Miami Heat duelam no Rio de Janeiro, na HSBC Arena, dia 11 de outubro.