Topo

Capitão da Argentina ameaça ficar fora de Mundial de basquete

REUTERS/Ivan Milutinovic
Imagem: REUTERS/Ivan Milutinovic

Do UOL, em São Paulo

24/07/2014 12h48

O argentino Luis Scola ameaçou não jogar o Mundial de Basquete por conta da falta de organização que vive a Conferação Argentina de Basquete (CABB). A instituição vive uma grave crise financeira e atrasou o pagamento dos seguros dos atletas que jogam na NBA.

"Se não jogar o Mundial será por causa de uma gestão horrenda. Nós vamos ter que tomar uma decisão. Por muitos anos eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Há alguns anos eu comecei a ver certas coisas, mas tinha dúvidas. Hoje eu não tenho nenhuma dúvida. Se continuar a participar sou cúmplice. Eu não quero ser cúmplice em algo tão tenebroso. Esse é o meu direito", esbravejou o camisa 4 da seleção argentina em entrevista ao jornal Clarín.

"Devemos lutar pela transparência, mas se isso se torna um circo, eu não posso mais jogar", completou.

Scola, de 34 anos, é ala-pivô do Indiana Pacers e é campeão olímpico em 2004 com seu país. Apesar da força do elenco, o jogador afirmou que não abre mão de um possível título mundial para ver a CABB reconstruída.

"O que me importa se formos campeões mundiais e dois anos depois a CABB se desmancha e sai da FIBA? Não fará nenhuma diferença ganhar uma Copa do Mundo", afirmou.

A Argentina está na Venezuela, para jogar o Campeonato Sul-Americano que concede quatro lugares para o torneio Pré-Olímpico do Rio e outras três para o Pan-Americano.