Topo

LeBron volta atrás e reacende comparações com Jordan ao usar camisa 23

Do UOL, em São Paulo

28/07/2014 12h22

Utilizar a camisa 23, imortalizada por Michael Jordan, é um ‘fardo’ evitado por quase todas as grandes estrelas da NBA. Mas não por LeBron James. O astro anunciou que voltará a usar a numeração em seu retorno ao Cleveland Cavaliers e reacendeu a polêmica sobre sua comparação com o lendário ídolo do Chicago Bulls.

Desde que surgiu como um fenômeno no basquete escolar, LeBron sempre conviveu com o rótulo de ‘novo Jordan’. E, em sua fome de escrever seu nome na história, nunca fez muita força para evitar as comparações com aquele que é considerado o melhor jogador de basquete de todos os tempos.

A camisa 23 talvez seja o exemplo mais emblemático. Deliberadamente, foi utilizada por LeBron desde os tempos em que atuava pela Akron’s Saint Vincent-Saint Mary até o fim de sua primeira passagem pelos Cavaliers.

LeBron precisou deixar a camisa 23 de lado em sua passagem pelo Miami Heat. Isto porque a franquia aposentou a numeração em homenagem a Jordan – apesar dele nunca ter atuado pela equipe. O ala passou a usar o número 6, já utilizado por ele na seleção norte-americana.

“Nenhum jogador da NBA deveria utilizar a camisa 23. Penso apenas que o Michael Jordan fez muito pelo basquete e precisa ser reconhecido de certa maneira. E logo. Não haverá LeBron James, Kobe Bryant, Dwyane Wade... pode-se listar os melhores jogadores da NBA nos últimos dez anos que não haverá nenhum como o Jordan”, disse LeBron na ocasião. A ‘regra’, porém, durou apenas quatro anos para o astro dos Cavs.

Atualmente apenas quatro jogadores da NBA jogam com a camisa 23 em suas franquias: Anthony Davis (New Orleans Pelicans), Draymond Green (Golden State Warriors), Jason Richardson (Philadelphia 76ers), e Kevin Martin (Minnesota Timberwolves). Chicago Bulls, Washington Wizards e Miami Heat têm a numeração aposentada em homenagem a Jordan.

"Eu estou bem com isso. Eu não sou dono de um número", disse Jordan, sobre a escolha de LeBron, a ESPN.com.

Ao mesmo tempo em que aponta Jordan como o maior jogador de todos os tempos, LeBron nunca escondeu seu desejo de assumir o primeiro posto da lista. “Ainda estou longe disso, mas já posso ver a luz”, comentou o astro em 2013. Também já se envolveu em polêmica com o ex-jogador ao afirmar que a atual seleção dos Estados Unidos derrotaria o Dream Team de 1992.

Jordan, por sua vez, sempre aproveita as comparações para alfinetar LeBron. Não foram poucas as vezes em que disse considerar Kobe Bryant melhor que o astro dos Cavs, criticou sua saída de Cleveland para ser campeão em Miami (“Minha turma não faria isso”) e já ironizou os ‘apenas’ dois títulos conquistados pelo ‘rival’.