Topo

LeBron faz Brasil receber jogo mais legal da pré-temporada da NBA

Do UOL, em São Paulo

29/07/2014 06h00

O Brasil entrou na rota da NBA há apenas dois anos, mas será palco daquele que já é considerado o jogo mais legal da pré-temporada da liga norte-americana. Cleveland Cavaliers e Miami Heat se enfrentam no Rio de Janeiro no dia 11 de outubro, na Arena HSBC, na partida que marca o reencontro entre LeBron James e seu ex-time.

Os confrontos da pré-temporada costumam valer pouco para as equipes. Treinadores aproveitam para iniciar o trabalho com os atletas recém-contratados e realizar os primeiros ajustes no time. Já a NBA utiliza as partidas em solo internacional para se promover e buscar novos mercados.

O jogo no Rio de Janeiro, porém, ganhou um ingrediente a mais com a opção de LeBron de trocar de equipe. Sua saída de Miami rumo a Cleveland não foi tão traumática como quando decidiu fazer o caminho contrário, mas ainda assim enfureceu torcedores e deixou seus ex-companheiros de equipe bastante chateados.

Como já havia ocorrido quando optou por trocar os Cavs pelo Heat, torcedores de Miami colocaram fogo em camisas do astro após o anúncio de sua saída. Seu ex-companheiro Dwyane Wade afirmou que, a partir de agora, seu 'irmão' LeBron "será o jogador contra o qual mais gostará de jogar". Ainda cutucou indiretamente o ala ao colocar o ‘rival’ Kobe Bryant como o segundo maior de todos os tempos.

Além da nova rivalidade da NBA, a partida no Rio reunirá astros da liga como nenhum outro jogo da pré-temporada no exterior. Ao perder LeBron, o Heat renovou os contratos de Wade e Chris Bosh e ainda foi ao mercado para contratar Luol Deng, mantendo um elenco forte e candidato ao título.

Já os Cavaliers reúnem nada menos que quatro jogadores que foram a primeira escolha do draft: Andrew Wiggins (2014), Anthony Bennett (2013), Kyrie Irving (2011), além do próprio LeBron (2003). Wiggins, porém, ainda pode ser envolvido em uma negociação que traria outra estrela ao time de Cleveland, o ala-pivô Kevin Love, atualmente no Minnesota Timberwolves.

O duelo entre Cavs e Heat foi escolhido a dedo para ocorrer no Brasil devido ao grande interesse da NBA no mercado local. Quando foi definido o confronto, em abril, o Miami era o atual bicampeão da liga e lutava pelo terceiro título. O Cleveland foi escalado por contar com Anderson Varejão, o brasileiro mais carismático em ação nos Estados Unidos - empatia necessária para 'apagar' as vaias a Nenê no ano anterior.

Pouco mais de um mês após a escolha, o Heat acabou derrotado na final da NBA pelo San Antonio Spurs e viu LeBron optar por deixar seu contrato para testar o mercado. O risco do astro não vir ao Brasil, porém, acabou não se confirmando, já que o ala acertou sua transferência justamente para os Cavs.

A presença de LeBron alavancou a procura por ingressos para o evento. O primeiro lote de bilhetes já está esgotado, mas uma nova quantia será disponibilizada em agosto. O valor das entradas varia entre R$ 80 e R$ 400.

“Há uma grande paixão por basquete no Brasil e estamos muito focados em trazer a NBA para perto dos nossos fãs. O mercado brasileiro é, hoje, uma prioridade para a liga”, disse Arnon de Melo, diretor-executivo da NBA no Brasil.