Topo

Argentina confirma corte de Ginobili após Spurs vetarem presença no Mundial

Do UOL, em São Paulo

31/07/2014 09h30

A Argentina perdeu um de seus principais jogadores para o Mundial de basquete, que será disputado a partir do dia 30 de agosto na Espanha. A confederação do país anunciou que o San Antonio Spurs fez valer a cláusula que impede a participação de um atleta da NBA em torneios da Fiba em caso de risco médico, como é a situação do ala-armador.

“Manu Ginobili não jogará o Mundial da Espanha, já que o San Antonio Spurs não autorizou, aplicando a cláusula do acordo Fiba/NBA sobre ‘Limitações e outros requerimentos sobre a participação de jogadores da NBA com suas seleções nacionais’”, informou a confederação argentina.

Com 37 anos, Ginobili descobriu uma microfratura na tíbia direita em exames realizados pelos atletas da Argentina no início da preparação. O prazo de recuperação previsto é de oito semanas, que coincidiria com os primeiros jogos da seleção no Mundial.

Dias antes do anúncio oficial do corte do ala-armador, os Spurs enviaram uma carta a Ginobili proibindo sua participação no Mundial, escrita pelo gerente geral da franquia R. C. Buford. O astro, porém, ainda esperava convencer os dirigentes a liberá-lo.

Os jogadores da seleção argentina foram informados na manhã desta quinta-feira (31) sobre o corte de Ginobili. Além da ausência do ala-armador, a lista final para o Mundial excluiu Carlos Delfino e Juan Gutiérrez, também lesionados.

"Muito triste pelas baixas de @cabezadelfino, @manuginobili e Juan Gutierrez. Nos enfraquece muito. Sentiremos falta", escreveu o armador Pablo Prigioni. "Doem as baixas de grandes amigos e companheiros de equipe. @cabezadelfino, @manuginobili e Juan Gutierrez. Boa sorte e até logo", também se manifestou o ala Andrés Nocioni.

A fragilidade física de Ginobili e sua presença constante na seleção argentina costumam gerar debates em San Antonio. Em 2008, o ala-armador perdeu boa parte da temporada da NBA após sofrer uma grave lesão no tornozelo durante as Olimpíadas.

O astro não participou da Copa América do ano passado, focando sua recuperação física para a temporada da NBA. Como resultado, foi peça-chave da campanha vitoriosa dos Spurs, com médias de 14,3 pontos e 4,1 assistências nos playoffs.

Ginobili atua pela seleção argentina desde 1998 e viveu alguns dos melhores momentos da carreira por sua equipe nacional, conquistando o ouro olímpico em 2004, o bronze em 2008 e o vice-campeonato mundial em 2002.

A dúvida sobre o estado físico de Ginobili chega em um momento de crise para o basquete argentino. Após denúncias de corrupção na federação, o astro e outros nomes importantes da 'Geração Dourada' como Luis Scola cobraram mudanças efetivas no comando, ameaçando até boicotar o Mundial. A pressão fez com que três cartolas renunciassem ao posto de presidente da confederação, que deve sofrer intervenção do governo argentino.