Topo

Astros abrem mão e Mundial só terá Splitter e outros dois campeões da NBA

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 06h00

O San Antonio Spurs é considerado o time ‘mais internacional’ da NBA, mas terá seus principais jogadores assistindo o Mundial da modalidade pela televisão. Nada de Tony Parker, Tim Duncan, Manu Ginobili ou a jovem estrela Kawhi Leonard. Por causa de lesões, cansaço ou veto da própria franquia, somente três coadjuvantes da equipe campeã da liga mais importante do planeta em 2014, entre eles o brasileiro Tiago Splitter, disputarão a competição na Espanha.

O estilo coletivo e a grande presença de jogadores estrangeiros fazem com que os Spurs sejam o time da NBA que mais se aproxima do basquete praticado na Europa e outras partes do mundo. Após o título da liga sobre o Miami Heat, havia a expectativa de ver esses atletas, em boa parte não-americanos, com suas seleções na maior competição do ‘ambiente Fiba’. Mas isso não acontecerá.

As lesões foram responsáveis por duas ausências. Um dos astros da equipe, Ginobili descobriu uma microfratura na tíbia durante exames da Argentina e foi proibido pelos Spurs de ficar com a seleção. Já o armador reserva Patty Mills, destaque nos jogos finais contra o Heat, teve um problema no ombro e ficará sete meses afastado das quadras, desfalcando a Austrália.

“Você tem que pensar que a gente é jogador dos Spurs, é jogador de um clube”, opinou Splitter ao UOL Esporte. “É claro que, quando você tem uma lesão como nesse caso do Ginobili, eles terão uma opinião forte sobre o que o jogador deve fazer. Mas em nenhum momento eu, sem estar machucado, tive alguma pressão para não estar com a seleção”.

Outros três nomes de peso dos Spurs não participarão do Mundial por opção própria. MVP das finais da NBA, Kawhi Leonard foi pré-convocado pelos Estados Unidos, mas pediu dispensa. Tim Duncan opta por não defender a seleção norte-americana desde as Olimpíadas de 2004, quando conquistou a medalha de bronze.

"Foi uma decisão muito difícil. Queria ir lá e competir contra os caras de outros países, mas preciso de tempo para me recuperar e descansar meu corpo para uma longa temporada", disse Leonard em comunicado.

Já Tony Parker surpreendeu ao pedir para não ser convocado pela França. O armador foi o grande responsável pela classificação do país para o Mundial, comandando sua seleção na conquista do campeonato europeu em 2013. Desta vez, porém, alegou cansaço e disse que priorizaria sua recuperação física para a próxima temporada da NBA.

Se os astros assistirão o Mundial pela TV, três coadjuvantes na campanha vitoriosa dos Spurs estarão em quadra por suas seleções. Tiago Splitter volta a defender o Brasil com status de primeiro jogador do país a conquistar um título da NBA. Prestígio que ajuda a apagar a má impressão deixada no ano anterior, quando foi duramente criticado por pedir dispensa e viu seus companheiros serem eliminados na primeira fase da Copa América.

“Individualmente tive uma boa temporada com os Spurs, mas quando você chega na seleção muda totalmente. Claro que venho mais motivado, com a confiança maior do que em outros anos”, afirmou Splitter, titular dos Spurs na maior parte da temporada passada.

Completam a lista o australiano Aron Baynes, reserva com pouco tempo de quadra nos Spurs, e o francês Boris Diaw, que foi peça importante na vitória sobre o Miami Heat na decisão. O pivô, inclusive, foi quem tomou a vaga de Splitter no time titular.

“Vou descansar quando estiver aposentado. Tudo depende da filosofia de cada um. Existem diferentes formas de gerenciar sua carreira. O risco de lesão é parte da nossa profissão, pode acontecer. Quanto mais jogamos e menos descansamos, maior o risco de nos machucarmos. Mas prefiro desta maneira”, disse Diaw, em entrevista ao jornal Le Figaro.