Topo

Primeira mulher árbitra da NBA revela ser gay: "Saída do armário"

Primeira mulher árbitra da NBA, Violet Palmer assumiu ser homossexual - Scott Halleran/Getty Images/AFP
Primeira mulher árbitra da NBA, Violet Palmer assumiu ser homossexual Imagem: Scott Halleran/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

01/08/2014 12h22

Primeira mulher a comandar uma partida da NBA, Violet Palmer voltou a quebrar tabus nos Estados Unidos. A árbitra revelou nesta sexta-feira (01) ser homossexual e anunciou que se casará com sua namorada Tanya Stine, estilista com quem mantém relacionamento há 20 anos.

“É uma saída do armário oficial”, disse Palmer. “Estamos dizendo ao mundo, a todas as pessoas, que ela tem sido minha mulher durante os últimos 20 anos”.

Segundo a árbitra, a NBA e seus companheiros de trabalho conhecem sua condição sexual desde 2007. Palmer ainda afirmou que jamais escondeu ser homossexual, mas disse que até então não havia sentido a necessidade de revelar o fato publicamente.

Palmer é considerada uma pioneira nos Estados Unidos. Em outubro de 1997, tornou-se a primeira mulher a apitar uma partida da NBA. Também foi a primeira a comandar um jogo de playoffs, em 2006, e um Jogo das Estrelas, em 2014.

Sua revelação ocorre pouco mais de um ano após o anúncio do pivô Jason Collins, que se tornou o primeiro jogador em atividade em uma das grandes ligas dos Estados Unidos a se assumir homossexual.