Topo

Após polêmica com racismo, Los Angeles Clippers já tem novo dono

Steve Ballmer, ex-Microsoft, é o novo dono de time da NBA - Tony Ranze/18.out.2000/AP
Steve Ballmer, ex-Microsoft, é o novo dono de time da NBA Imagem: Tony Ranze/18.out.2000/AP

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 14h11

O empresário Steve Ballmer é o novo proprietário Los Angeles Clippers, equipe da NBA. O ex-diretor executivo da Microsoft assume o clube da Conferência Oeste meses após o escândalo de racismo que envolveu o antigo dono, Donald Sterling, na última temporada da liga. 

Em abril de 2014, Donald Sterling foi banido pelo resta da vida pela NBA e obrigado a deixar o comando dos Clippers em razão de uma acusação de racismo.Todo o imbróglio começou quando uma amante do cartola publicou na internet uma foto ao lado de  Magic Johnson, um dos maiores jogadores de basquete de todos os tempos.

Em gravações que vazaram publicamente, o dirigente disse: "me machuca que você queira transmitir sua ligação com negros. Você pode dormir com eles, pode fazer o que quiser. A única coisa que te peço é não mostrar isso e não levá-los a meus jogos. Em seu Instagram não tem que ter fotos com pessoas negras".

Após a revelação da fita, Sterling sofreu protestos dos seus jogadores durante os playoffs da NBA. Várias personalidades norte-americanas também se manifestaram sobre o caso, incluindo o presidente Barack Obama. 

O novo proprietário do time californiano pagará cerca US$ 2 bilhões à família de Sterling para assumir o controle dos Clippers.

"Estou honrado de ser o novo dono dos Los Angeles Clippers. Os fãs dos Clippers são incríveis", declarou Ballmer através de sua conta no Twitter.

"Vou trabalhar duro para dar ao time, ao nosso grande treinador e ao estafe técnico todo o suporte para que eles façam o trabalho de quadra", acrescentou.

Negro, o técnico Doc Rivers foi um dos personagens atingidos pelo escândalo Sterling. O campeão da NBA de 2008 chegou inclusive a ameaçar deixar a franquia. Nesta terça, o treinador comemorou a nova fase do time, nas mãos de Ballmer: “é um incrível novo dia para a história dos Clippers. Estou animado em poder trabalhar junto com Steve para construir uma equipe de primeira linha”. 

BALLMER FOI BRAÇO DIREITO DE GATES NA MICROSOFT

Steve Ballmer é um dos nomes mais importantes na ascensão da Microsoft, funcionário da empresa de Bill Gates desde o final da década de 70. Exerceu a função de CEO da companhia de 2000 a 2014. Atualmente ocupa a posição de número 32 na lista da revista Forbes dos homens mais ricos do planeta. 

Fã de basquete, Ballmer fez uma tentativa de compra do Sacramento Kings em 2013, com a finalidade de migrar a equipe para Seattle, cidade que está fora da NBA desde que a franquia dos Sonics passou para Oklahoma City.