Topo

Sem perder tv, NBB deixará de ter final em jogo único

O Flamengo, de Olivinha, é o atual campeão do NBB - Luiz Pires/LNB
O Flamengo, de Olivinha, é o atual campeão do NBB Imagem: Luiz Pires/LNB

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 19h44

Após três anos, o NBB, campeonato brasileiro de basquete, deixará de ter sua final disputada em jogo único. A Liga Nacional de Basquete (LNB), responsável pela competição, divulgou nesta terça-feira que o formato da decisão passará ser em melhor de três jogos.

Mais do que isso, o jogo decisivo seguirá a ser transmitido pela tv aberta. O jogo único só existiu nas últimas temporadas para que a final fosse transmitida pela TV Globo, em rede aberta, sem o risco de ser um jogo no qual não houvesse taça a ser levantada.

Agora, o segundo jogo da final já será transmitido. Mesmo que o jogo termine sem campeão, indo ao 3°, ele passará no canal. O terceiro jogo ,se existir, repetirá o caminho.

O primeiro jogo da decisão seguirá no canal a cabo SporTV, que transmite regularmente jogos da competição - que chega a sua sétima edição.

O NBB7 terá início em 1 de novembro, com o duelo dos últimos finalistas: Paulistano e Flamengo- o time carioca é o atual campeão.

Serão 16 equipes, com 12 se classificando para a segunda fase. Nas oitavas, os times que avançarem entre 5° e 12° disputam as vagas para as quartas, fase na qual entram os quatro primeiros da etapa inicial. Todos os confrontos do mata-mata antes da final serão em melhor de cinco jogos.