Topo

"Quem gosta de olhar o passado são os invejosos", diz Nenê sobre Oscar

Do UOL, em São Paulo

17/08/2014 10h12

As críticas de Oscar Schmidt e as vaias recebidas durante jogo da NBA no Brasil em 2013 ainda calam fundo em Nenê Hilário. Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, o pivô do Washington Wizards mostrou-se magoado e rebateu os ataques do ex-jogador, que costuma acusa-lo de não se importar com a seleção brasileira.

“Influência negativa eu deixo para vocês comentarem”, disse Nenê. “Sou uma pessoa assim: para mim, quem gosta de olhar o passado são pessoas invejosas, que queriam ser como você e não conseguiram, ou até os nossos inimigos espirituais. Eu sou cristão e entendo que o diabo gosta de jogar o passado para tentar influir no presente e no futuro”.

Nenê, que pediu dispensa da seleção em diversas oportunidades nos últimos anos, sofreu especialmente em 2013. Na ocasião, alegou não estar 100% fisicamente e abriu mão de disputar a Copa América, assim como todos os demais atletas brasileiros da NBA. O Brasil deu vexame no torneio continental, perdeu todos os seus jogos e precisou de um convite para ir ao Mundial.

No mês seguinte após a campanha pífia na Copa América, Nenê veio ao Brasil com os Wizards para um jogo da pré-temporada da NBA. E sentiu a fúria da torcida brasileira. Foi duramente vaiado, enquanto Oscar foi reverenciado pelas arquibancadas durante a partida. Para piorar, o ex-jogador soltou o verbo contra o pivô e “questionou sua nacionalidade”.

“O basquete brasileiro teve isso [altos e baixos] com a ausência dos jogadores na Copa América. Mas lesão não se explica, meu irmão, se aceita. Agora, tem uns manés que gostam de criticar, gostam de falar e apontam o dedo. O Brasil recebeu convite pela história, pelo histórico do basquete brasileiro e pelo talento que temos”, afirmou Nenê.

“Quando você é jovem, tem de fazer as coisas. Mas, quando se torna um profissional, há um cuidado, uma responsabilidade maior conforme os caras te pagam. Você precisa tomar medidas mais cabíveis. As pessoas têm de ter mais discernimento e sabedoria do que está acontecendo. Mas isso são opiniões de pessoas que não entendem de basquete”, completou o jogador, opinando sobre as dispensas de vários atletas da NBA no Mundial da Espanha.